Para captar águas da superfície trazidas da Avenida Humberto de Campos para a rua Mário da Cunha Carneiro, duas grelhas estão em fase de implantação, na via do bairro Pio Corrêa. A intenção é garantir melhor escoamento para o canal auxiliar e com isso, reduzir a possibilidade de cheias no local.
De acordo com o secretário da pasta, José Sérgio Búrigo, essas grelhas vão levar as águas diretamente para o canal auxiliar, que é o coletor principal de águas pluviais e evitar transtornos na localidade. "Como ainda não iniciamos as obras de drenagem secundária, esta foi à forma que encontramos para levar as águas das chuvas para o canal auxiliar e tentar evitar que as ruas fiquem alagadas, pois as bocasde lobo existentes na via não comportam o volume das águas e acabam inundando a rua", comentou o secretário.
A distância entre uma grelha e outra é de aproximadamente 79 metros, sendo esta, uma obra paliativa até a conclusão das drenagens secundárias.
Para o secretário, o Rio Criciúma tinha que ter três vezes o seu tamanho para comportar o tanto de água da cidade. As obras do canal auxiliar já têm ajudado a evitar as cheias na cidade, mas as ramificações que serão colocadas, vão ajudar a fluir melhor ainda. "Como o canal auxiliar é uma obra que necessita ser complementada por drenagem secundária, para que as águas cheguem até ele, as gralhas que estão sendo construídas possuem a finalidade de permitir que grande parte das águas da chuva acessem o canal com mais facilidade", relatou Búrigo.
A conclusão da obra esta prevista para início do mês de novembro, se o tempo colaborar. A rua João Cechinel, que está localizada no mesmo bairro, também vai receber grelhas em suas laterais, melhorando ainda mais o escoamento das águas superficiais no local e evitando problemas futuros.
Mais informações:
José Sérgio Búrigo/91645361
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/