You are currently viewing Festival de dança comemora 21 anos de emancipação de Cocal do Sul

Festival de dança comemora 21 anos de emancipação de Cocal do Sul

Cocal do Sul comemora nesta quarta-feira, 26 de setembro, 21 anos de Emancipação. Para festejar a data, o município realizou na noite de hoje (25) o 18º Festival de Dança, uma tradição no município, que teve como tema "Dance e encante". Escolas do município e de Criciúma estiveram reunidas para cantar os parabéns através de 15 danças. Em diferentes ritmos e estilos, as danças foram apresentadas pelos alunos das escolas Demétrio Bettiol, Francisca Búrigo, Padre Schuller, Cristo Rei, José Perucchi, Giovani Battain, Colégio Michel, Academia Georgia, Cia de Dança Gaúcha turma do Tchê e Companhia de Ballet Studio Darte. Os grupos apresentaram por meio dos movimentos histórias, romantismo, ballet, anos 50 e 60, samba, jazz, entre outros.

A decoração do ambiente fez a diferença e trouxe modernidade. Para a secretária de educação, Lair Gregório a dança também é uma forma de aprendizagem, é importante para o desenvolvimento do adolescente e do jovem. "É um estimulo à criatividade, além de despertar nos jovens a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo harmonia, disciplina e concentração", ressalta.

Nesta quarta-feira, às 19h, no Ginásio de Esportes Gílio Búrigo será a vez da categoria infantil se apresentar.  O Festival de Dança para os pequenos terá como tema  "O mundo Mágico de ser Criança". Além disso, uma missa será celebrada em ação de graças ao aniversário do município, às 15h, na igreja matriz.

Cocal do Sul: 21 anos de emancipação

Cocal do Sul, depois do Balneário Rincão, é o município mais jovem da região da Amrec. A cidade foi colonizada por italianos que chegaram a muitos outros lugares do Sul Catarinense por volta de 1880. Poloneses e Russos também foram se instalaram nas terras sul cocalenses. As primeiras famílias que chegaram foram Cechinel, Possamai e Smânia.

Cocal passou a ser distrito em 02 de janeiro de 1904, por meio da resolução 15 da Câmara de Vereadores de Urussanga. Na década de 80, o distrito Cocal chegou a um nível de crescimento e desenvolvimento acentuado. Diante de uma nova realidade, a localidade, por meio de lideranças políticas ergueu a bandeira de emancipação. Tornou-se município em 26 de setembro de 1991. Cerca de 90% dos quase cinco mil votantes compareceram as urnas para darem o sim da emancipação. O primeiro prefeito foi Ítalo Rafael Zaccaron, em seguida passou a ser administrado por Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho e, atualmente, Nilso Bortolatto. 

 

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574