Içara(21.09.2012) – "Nos sentimos honrados e emocionados pelo reconhecimento ao nosso trabalho", falou o ferroviário José Fernandes, o seu Sadi. "É uma alegria poder receber esta homenagem, pois muitos já não estão entre nós. E este projeto ainda nos permitiu reencontrar grandes amigos", assim descreveu a sensação de ser homenageado por alunos de escolas municipais o ferroviário Joaquim dos Anjos.
As falas vieram após a apresentação de alunos de quatro escolas municipais, que entrevistaram também os agentes Antonio Medeiros e Valvito Fermínio Duarte, na tarde de hoje, no encerramento da exposição: "Minha vida Floresceu – Vida dos agentes ferroviários", que está aberta ao público desde terça-feira (18). E faz parte da 6ª Primavera nos Museus do IBRAM (Instituto Nacional dos Museus), que traz o tema: Função Social dos Museus.
A partir das histórias contadas, os alunos produziram peças de teatro, jogral e músicas que fizeram parte da programação nesta sexta-feira. "O resultado ficou surpreendente. Os alunos conseguiram captar cada detalhe da história dos entrevistados que com a construção da estrada de ferro, trouxeram o progresso para Içara", explicou a coordenadora de artes Lilian Phillippi.
"O comprometimento e a sensibilidade da equipe da secretaria de Educação foram fundamentais para o sucesso deste grande projeto que resgata e valoriza a história destes ferroviários que muito contribuíram com o desenvolvimento de nossa cidade", ressaltou a secretária da Pasta, Vanusa Fernandes Mateus. O encontro ainda foi abrilhantado pelos alunos da oficina de violão da Casa da Cultura Pe Bernardo Junkes.
Exposição – A exposição trouxe materiais que retrataram a vida dos agentes ferroviários que ainda vivem no município de Içara. Alunos da EMEF Quintino Rizzieri entrevistaram o senhor Joaquim dos Anjos, e levaram ao público o musical "Seu Joaquim, um exemplo de vida". As crianças da escola Maria Arlete B. Lodetti falaram com o agente Antonio Medeiros e parodiaram a música 'ai se te pego' contando sua trajetória na estrada de ferro.
A conversa do senhor Jorge Fernandes foi com as crianças da EMEF Angelo Zanelatto e rendeu um belo e emocionante jogral. Já os alunos da escola Lucia de Lucca conheceram um pouco mais sobre a ferrovia e trabalho dos ferroviários com o agente Valvito Fermínio Duarte e contaram em forma de paródia do canto infantil ‘ciranda cirandinha' "Vida do seu Valvito".
Arte Provoca Arte – Paralelamente a exposição Primavera nos Museus acontecia a quinta edição do evento Arte Provoca Arte com o título ‘Do Pré ao Pós Fotográfico' com trabalhos confeccionados por alunos do ensino fundamental. A mostra apresentou até a tarde de hoje produções artísticas inspiradas em estudos e pesquisas sobre os feitos do homem desde a Pré História até o mundo contemporâneo, visando uma reflexão sobre a História da arte e seus desdobramentos no século XXI, passando pelos movimentos clássicos, como Barroco, Renascimento, e movimentos modernos a exemplo do Impressionismo, Cubismo, Surrealismo chegando às diversas vertentes da Arte Contemporânea.
Mais informações
Vanusa Fernandes Mateus – (048) 84778400
Secretária de Eduação
Lilian Phillippi – (048) 84778411 – 96347737
Coordenadora Municipal de Artes
Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384