Uma das mais antigas doenças provocadas pelo trabalho, sendo que atualmente, no Brasil, é a principal doença pulmonar de origem ocupacional (pneumoconiose), causada pelo contato direto com a areia, a silicose é tema de uma palestraque será realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Fundacentro) com o apoio doCentro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Criciúma. Evento ocorreno dia 27 de julho, das 8h às 16h, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), no bairro São Luiz, em Criciúma.
De acordo com a coordenadora do CEREST, Sheila Fernanda Madeira,o local foi escolhido devido à grande quantidade de indústrias de revestimentos cerâmicos que trabalham com areia na região. A sílica é um composto natural presente na areia que é muito utilizado nas indústrias de revestimentos cerâmicos."Ela é responsável pela transmissão de uma doença chamada silicose, um problema pulmonar", diz.
O objetivo é fazer com que as empresas adotem medidas fundamentais para controlar este problema. "Os funcionários não podem ter contato com essa areia, pois essa doença é muito perigosa e pode levar a morte", explica Sheila.
Segundo a coordenadora,um dos maiores estudiosos do Brasil sobre a silicose, Dr Eduardo Algranti, vai dar início as palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://www.fundacentro.sc.gov.br/. Mais informações pelo telefone (48) 3212.0500 ou pelo email mario@fundacentro.sc.go.br.
Mais informações:
Sheila Fernanda Madeira: 3437.3419
Texto: Jessica Rosso
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
http://www.criciuma.sc.gov.br/