Com o tema "Salve uma vida, doe sangue", o Lions Clube de Cocal do Sul em parceria com a Secretaria da Saúde do município e CDL/SPC, promovem durante o dia de hoje, 19, a CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE, com orientação e assistência da unidade móvel do Hemosc de Criciúma. A iniciativa acontece no Centro de Pastoral da Igreja Matriz e segue até as 17h. Até o momento mais de 40 doações foram realizadas e a meta e chegar a 100 até o final do dia.
De acordo com a presidente do Lions, Rosa Albertina Carrer (Beta) há quatro anos foi feito o pedido para que o Hemosc realizasse a ação no município. "Esse ano nós conseguimos a presença do Hemosc e estamos muito satisfeitos com o resultado da ação até o momento. As pessoas estão participando e conscientes de que um dia elas também poderão precisar. Nossa intenção agora é realizar a campanha todos os anos no município e ajudar, porque a defasagem é grande e muita gente não doa por medo, quando a iniciativa é muito simples e segura", ressalta.
Beta também destaca que um doador pode salvar até quatro vidas. ""Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade, é uma forma de transformar e salvar a vida de muitos que precisam", finaliza.
Os requisitos para ser um doador
Os requisitos para doar sangue são: ser saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento de identidade. Além disso, o doador deve ter dormido normalmente nas ultimas 24h, não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12h, estar alimentado, respeitando intervalo de 2h apos almoço, não ser ou ter sido portador de hepatite após os 11 anos de idade, entre outros critérios de boa saúde.
Mais informações pelo telefone: 9983.2441, Beta.
Atenciosamente
MAria Luiza Da Rolt