You are currently viewing Aposentados aprendem informática no Centro de Convivência da 3ª Idade

Aposentados aprendem informática no Centro de Convivência da 3ª Idade

Esta é a filosofia de vida do aposentado e viúvo João Micles

Enquanto muitos aproveitam a aposentadoria para ficar em casa descansando e vendo a vida passar, o aposentado João Micles, 72, faz o inverso. Na sua idade atual Micles conta que já perdeu as contas de quantos livros leu em toda a sua vida. Ele garante que a leitura foi a base para todo o seu conhecimento e, a razão para que retomasse os estudos. Com 72 anos e sem nunca ter contato com computadores, o aposentado resolveu fazer aulas de informática no Centro de Convivência da 3ª Idade, em Criciúma.

João Micles é delegado nacional do idoso e sente a necessidade de manter contato com o órgão ao qual é responsável via e-mail. Ele conta que pela facilidade que tem de escrever, quando estiver dominando as ferramentas tecnológicas irá se comunicar apenas pela internet.

"Confesso que estou um pouco atrasado tecnologicamente, mas eu sei que ainda posso aprender muito. Quando nós tivermos aulas na internet eu vou criar uma conta no Facebook e no Orkut, para manter contatos com meus filhos e netos que moram longe", comenta Micles.

Segundo a professora de informática do Centro de Convivência, Jéssica Borges, desde que o local foi inaugurado, há aproximadamente dois meses, o setor de informática já conta com 12 alunos.  Ela destaca que o que mais lhe chamou atenção nesse trabalho foi a rapidez que os idosos têm para aprender.

"Eu sempre trabalhei com iniciação de informática para crianças e pensei que com os idosos seria muito mais difícil, mas confesso que me enganei. Eles aprendem muito rápido. São um pouco mais lentos na digitação, mas são ótimos para memorizar informações", explica Jéssica.

Ela lembra que todos têm sede de aprender mais e mais, mas o que mais querem é entrar para as redes sociais para encontrar velhos amigos dos tempos de mocidade.

Os idosos interessados em fazer aulas de informática devem ligar ou ir até o Centro de Convivência da 3ª Idade, localizado no Morro Cechinel, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas. O curso é gratuito.

 

Mais informações
Jéssica Borges – 3438 4236
Texto e fotos: Tiago Maciel
Diretoria executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993