Local funciona das 13 horas às 22 horas e, inclusive, nos fins de semana
Desde segunda-feira a Central de Saúde do município, ao lado do Hospital São José, funciona como Centro de Triagem para a população com sintomas da gripe. A medida foi tomada para evitar filas no pronto socorro da unidade hospitalar.
Conforme a secretária do sistema da Saúde, Francielle Lazarin de Freitas Gava, o centro aumentou a acessibilidade dos pacientes. "As pessoas saem de lá com o diagnóstico. Se não apresentar nenhuma complicação é liberado, senão é encaminhado ao São José para fazer exame da gripe H1N1", explicou.
A média de atendimento por dia tem sido de 50 pessoas, das 13 horas às 22 horas. "A previsão é que o Centro fique em funcionamento durante o mês de julho, inclusive nos fins de semana no mesmo horário", alertou Francielle. Ela lembra que os pacientes encaminhados ao hospital são aqueles que além do sintoma da gripe ainda apresentam falta de ar.
Há uma semana com tosse e febre alta, Deomício Vitorino André resolveu procurar a triagem para verificar se não está com o vírus da gripe H1N1. "Estou tomando remédio, mas não melhorei ainda. Não consigo nem falar direito e isso está me deixando muito preocupado. Espero que seja apenas mais um resfriado", revelou ansioso Vitorino, enquanto aguardava ser atendido pelo médico.
A antecipação das férias na rede de ensino do município também vem sendo tratada no Paço Municipal Marcos Rovaris. Na segunda-feira haverá uma reunião com a secretaria do sistema da Educação para discutir o assunto. "Em virtude do frio estamos avaliando não só a antecipação das férias como a prorrogação dela. Já que o nosso grande objetivo é evitar a proliferação do vírus", salientou a secretária Olnete Bez Fontana.
Mais informações:
Francielle Lazarin de Freitas Gava: 9111.7906
Olnete Bez Fontana: 9164.3941
Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Fotos: Tiago Maciel
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993