Gestantes devem procurar as unidades de saúde para realizar a imunização
A campanha de vacinação contra o vírus da influenza, causador das gripes H1N1 e sazonal, encerrou na última sexta-feira. Porém, devido à baixa procura por parte de alguns grupos de risco a campanha foi prorrogada até o dia primeiro de junho, sexta-feira. A preocupação da secretaria do sistema da Saúde é com as gestantes. Até o dia 26, das 1.958 gestantes que deveriam participar da campanha, apenas 1.215 foram imunizadas, o que equivale a 62,05%.
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha em todo o país para que as metas sejam alcançadas. Em Criciúma apenas os profissionais da saúde superaram as expectativas. Esperava-se vacinar 1.886 pessoas, enquanto 2.807 trabalhadores foram imunizados. Por outro lado, 88,46% das crianças compareceram nas unidades e 80,89% dos idosos.
Na última semana, o prefeito Clésio Salvaro solicitou um encontro para definir estratégias para que a população fique em alerta. Conforme o médico pneumologista, Renato Matos, neste ano os casos de gripe registrados têm apresentado sintomas mais fortes. No Estado ocorreram três mortes por causa da gripe H1N1 e um caso confirmado de gripe em Criciúma, mas o adolescente já está em casa e passa bem. "As pessoas que se enquadram nos grupos de risco devem aproveitar esta oportunidade. Afinal o frio está chegando e os cuidados devem ser redobrados", reforçou a secretária do sistema da Saúde, Letícia Vieira Rodrigues.
Mais informações:
Renato Matos: 9984.4111
Texto: Jussi Moraes
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993