Governo de Criciúma elabora estratégias contra o vírus da influenza

Governo de Criciúma elabora estratégias contra o vírus da influenza


Campanha de vacinação terá prazo prorrogado. Médicos e enfermeiros serão capacitados para acompanhamento das síndromes gripais

 

Para evitar complicações neste invernocom o vírus da influenza, causador da temida gripe H1N1, o Governo de Criciúma resolveu agir rápido. Na tarde desta quarta-feira (23) o prefeito Clésio Salvaro esteve reunido com a secretária do Sistema da Saúde, Letícia Vieira Rodrigues, médicos e enfermeiros para tratar de estratégias. A meta é intensificar as vacinas nos grupos de risco, já que a manifestação do vírus tem ocorrido de forma mais grave neste ano.

 

Na sexta-feira (25), a partir das 13 horas, uma tenda da Secretaria do Sistema de Saúde será montada no pátio do Centro de Convivência da Terceira Idade, antiga Vila Olímpica, o qual será inaugurado às 15 horas do mesmo dia, para a vacinação dos idosos que estiverem presentes e ainda não foram imunizados. Já na próxima semana, terça-feira (29), os médicos e enfermeiros passarão por uma capacitação no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Das 8 horas às 9 horas um grupo participará da palestra ministrada pelo médico infectologista Raphael Elias Farias. No período da tarde, das 13h30min às 14h30min, haverá outra capacitação que reunirá um segundo grupo com a palestra do médico pneumologista Renato Matos.

 

Por outro lado, o encontro deu-se por conta do agravo nos casos, falta de procura dos grupos de riscos e pela nota emitida pelo Governo do Estado que pede a utilização do remédio Tamiflu para os pacientes que já foram vacinados nesta campanha e apresentarem síndrome gripal. Conforme os médicos pneumologistas, já foram registrados no Estado 23 casos de gripe H1N1 e cinco casos da gripe sazonal. Além disso, ocorreram três mortes em Santa Catarina por conta do vírus. Em Criciúma apenas um caso foi diagnosticado, mas o suficiente para causar preocupação. "Mesmo os que já fizeram a vacina, a indicação é que seja utilizado o Tamiflu nas primeiras 48 horas dos sintomas. Como os sintomas têm sido mais graves vamos nos prevenir com o medicamento", explicou Matos.

 

Para atender toda a demanda o município vai disponibilizar o medicamento à população nas unidades 24 horas dos bairros Próspera e Boa Vista, nas Policlínicas do Rio Maina, Santa Luzia, além do Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Santo Antônio e na Farmácia Popular do Brasil, na Rua Henrique Lage. Segundo Letícia, o medicamento estará disponível gratuitamente, porém com a apresentação da receita médica.

 

A procura por uma unidade de saúde do município deve ocorrer quando o paciente apresentar os sintomas da gripe, acompanhado da febre alta. "As unidades de saúde estão capacitadas para atender as pessoas. Pedimos que evitem as emergências dos hospitais, pois lá não haverá medicação para conter o vírus", detalhou Farias. A secretária do Sistema da Saúde garantiu que os postos terão vagas reservadas para pacientes que apresentarem sintomas da gripe.

 

Ações também serão realizadas nas escolas com educação infantil


Com a presença do vírus em todas as regiões o prefeito Clésio Salvaro solicitou a participação na reunião da secretária do Sistema da Educação OlneteBez Fontana e da coordenadora da Educação Infantil da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), Letícia Vieira. A orientação é para que seja levantado nas unidades educacionais o número de crianças de seis meses a dois anos que ainda não foram vacinadas. "Os professores devem estar atentos em deixar o ambiente arejado, pedir que as crianças lavem as mãos com frequência e utilizem papel toalha para enxugar", salientou o médico Renato Matos afirmando que essas precauções devem ser seguidas por todos os cidadãos.Também serão espalhados cartazes nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Afasc com informações sobre as prevenções.

 

Durante a reunião o chefe do Poder Executivo Municipal entrou em contato com o secretário adjunto de Saúde do Estado de Santa Catarina, Acélio Casagrande. O representante do Governo do Estado informou que as vacinas ocorrerão enquanto tiver materiais disponíveis e a campanha não será encerrada nesta sexta-feira (25).

 

Total da população a ser vacinada 25.757

Crianças de seis meses a dois anos: 3.917. Já foram imunizadas 2.863 = 73,09%

Gestantes: 1.958. Já foram imunizadas 1.022 = 52,20%

Idosos: 17.996. Já foram imunizadas 12.276 = 68,22%

Profissionais da saúde: 1.886. Já foram imunizados 2.010 = 106,57%

Total da população: 18.143 = 70,44%

 

Mais informações:

Paulo Hansen: 9994.2477

Renato Matos: 9984.4111

Texto e fotos: Jussi Moraes (JP 3733 SC)

www.criciuma.sc.gov.br

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993