Criciúma é uma das quatro cidades de Santa Catarina que mais se destacaram em qualidade de serviços oferecidos para combater a tuberculose, na avaliação do ano de 2010. A informação foi anunciada ao prefeito Clésio Salvaro na tarde desta quinta-feira (4), pela equipe de funcionários da vigilância em saúde, junto do secretário interino do sistema de Saúde, Arleu Ronaldo da Silveira.A cidade tem a mesma avaliação positiva nos seis indicadores avaliados que Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.
De acordo com o gerente da vigilância epidemiológica de Criciúma e coordenador do programa de Tuberculose, Paulo Hansen, foram avaliadas as proporções de casos de tuberculose examinados, os novos casos de tuberculose testados para portadores de HIV, a proporção de casos que realizaram Tratamento Diretamente Observação (TDO), proporção de casos de retratamento de exame de cultura e a proporção de casos novos curados na cidade. "A avaliação é feita a cada dois anos para que possa ser acompanhado o término do tratamento que tem este período de duração. Os nossos resultados foram todos bem acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde", explica Hansen.
Para o prefeito Clésio Salvaro, uma notícia feito esta após 39 meses de Governo é uma satisfação imensa. "Recebo esta informação com muita alegria. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, que o atendimento é bom, feito com dedicação e por isso resultado tão positivo", pontua o chefe do poder executivo.
Funcionária do setor há 30 anos, Maria Tereza Zanini, participou da reunião efetuada para reconhecer o trabalho dos profissionais. "É a primeira vez durante todos estes anos de serviços prestados que fomos recebidos por um prefeito. Um reconhecimento como este é fundamental", comentou ela.
Da mesma forma, a agente comunitária da unidade de saúde do bairro Paraíso, Tânia Danielski, falou do risco que é trabalhar nesta área e ressaltou o reconhecimento recebido. "Gosto muito do que faço, a cura das pessoas é a recompensa pelos dias de dedicação. Levamos até o remédio na casa das pessoas", disse a agente.
Mais informações:
Paulo Hansen: 9994 2477
Texto e fotos: Kênia Pacheco
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br
——————————————————————————–