Palestra aborda saúde da população negra

A saúde da população negra esteve em debate na tarde desta quarta-feira (21), em Criciúma. Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Município de Criciúma (Copirc) promoveu uma palestra com Marta Holanda Lobo. A professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) abordou o tema "Política Nacional para Saúde Integral da População Negra". O evento ocorreu na Intendência Distrital do Rio Maina.

O debate da tarde colocou em questão também assuntos relacionados à educação. A plateia contava com professoras, diretoras, profissionais da saúde e membros da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Márcio Búrigo destacou a importância dos cuidados específicos com a saúde da etnia negra. "Falo com propriedade e facilidade por ser da área da saúde e é importante reforçarmos esse debate porque, por exemplo, a anemia falciforme está deixando de acometer somente os negros por conta da miscigenação no Brasil", ressalta.

A discriminação pela cor da pele ainda existe e o caminho para erradicar este mal, para a secretária do Sistema de Educação, Roseli Maria De Lucca Pizzolo, está nas escolas. "Como vamos querer que uma criança rejeitada por ser negra se desenvolva igual aos outros? Nosso trabalho tem buscado cada vez mais reforçar que do muro para dentro todos são iguais", ressalta.

A coordenadora executiva da Copirc, Iolanda Lima Manoel, agradeceu o apoio do Governo do Município para o desenvolvimento do trabalho do órgão. "Com essa parceria, principalmente com a secretaria dos sistema da Saúde e de Educação, podemos buscar mecanismos para melhorar a saúde da população negra na cidade", destaca.

Mais informações:
Geórgia dos Passos Hilário – 9919-7562
Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: Tiago Maciel
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047

 

 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993


——————————————————————————–