Jovens produtores rurais dão continuidade à tradição familiar

A cidade de Criciúma se ergueu perante o Estado de Santa Catarina e o Brasil principalmente pela atividade industrial e os serviços. Entretanto, boa parte do movimento econômico vem do setor primário. Atualmente no Município 884 famílias vivem da agricultura. Contribuindo com este dado, nos últimos anos muitos jovens resolveram tirar da terra o sustento, dando continuidade na produção rural realizada pelos pais, enquanto outros que chegaram a procurar rumos diferentes resolveram retomar a atividade agrícola.

É o caso de Giovani Pavei Macan, de 20 anos. Na infância, o jovem ajudava o pai na plantação de fumo. Depois dos 14 anos pensou em estudar para trabalhar em outra área. Há um ano decidiu voltar à agricultura. "Hoje tenho uma plantação com vários tipos de verduras, como alface, agrião, repolho. Resolvi voltar porque é realmente o que eu gosto de fazer e isso para mim está acima de lucratividade", comenta.

O trabalho na lavoura requer conhecimento para a obtenção de boa produtividade. Principalmente para os iniciantes que possuem dúvidas, a Prefeitura de Criciúma possui um setor específico nessa área e que está a disposição para dar assistência aos produtores. De acordo com o gerente de Agricultura do município, Salomão Roman, o objetivo do setor é alavancar o crescimento dos setores agrícola e agroindustrial.

Roman afirma que o Governo do Município valoriza e visa o aumento da renda dos agricultores familiares para que continuidade seja dada com as futuras gerações. "O objetivo é que permaneçam no campo e melhorem sua qualidade de vida, continuando a cumprir a função tão importante de fornecer alimentos à população de Criciúma e região" ressalta.

Para o prefeito Clésio Salvaro, o alimento produzido pela agricultura de Criciúma é muito importante para a cidade. "É um trabalho muito importante para a nossa economia. Procuramos investir nos produtos das famílias, tanto é que compramos tudo o que é possível da agricultura familiar para a merenda escolar", destaca. O Governo de Criciúma adquiriu mais de 600 mil reais no ano de 2011 para o cardápio disponibilizado para os alunos da rede pública produzido na Central de Alimentos, totalizando 30% da alimentação.

A equipe técnica da Gerência presta assistência com visitas aos produtores rurais fazendo atendimento clínico veterinário. Realiza procedimentos clínicos e cirúrgicos nos animais. Também são feitas atividades de profilaxia de doenças, disponibilizando informações, métodos de controle e prevenção de certas enfermidades ocorrentes nos rebanhos.

Com a seleção genética do sêmen executada pelos técnicos do setor, são feitas as inseminações artificiais que promovem melhoria na produção de leite e carne nos rebanhos do município juntamente com as orientações gerais que aumentam a produção e os lucros. Além disso, existe a assistência técnica de um engenheiro agrônomo que realiza orientações sobre fertilização de solos, plantio de mudas diversas, combate a doenças e insetos prejudiciais às plantas e orientações gerais sobre processos de conversão para o sistema orgânico de produção.

Quem deseja fazer o cadastro de móveis rurais, desmembramento para fins industriais, cancelamento para perímetro urbano e requerimento para fins de aposentadoria rural, basta se dirigir a Gerência. O atendimento ocorre no Paço Municipal, próximo às agências bancárias.

Mais informações:
Salomão Roman – 91629003
Texto: Jessica Rosso
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
www.criciuma.sc.gov.br