Técnicos da secretaria da Agricultura de Cocal do Sul, Epagri e Fundac (Fundação Municipal do Meio Ambiente) se reuniram com os piscicultores do município, na noite desta quinta-feira( 15), para repassar informações sobre o projeto e uso da retroescavadeira entregue pelo Ministério da Pesca, recentemente.
De acordo com o secretário de agricultura, Érico Simplício durante o encontro ficou definido que para o piscicultor poder utilizar a retroescavadeira hidráulica, primeiro ele terá que passar pela Fundac para fazer o projeto de abertura de novos tanques de peixe, depois na Epagri para a liberação da máquina e, na sequência, agendar o serviço na secretaria de agricultura. "Os piscicultores que já realizaram o curso para a categoria terão desconto no valor da hora cobrada pelo uso da máquina e o projeto não terá custo ao agricultor", ressalta.
A exigência do projeto é do Ministério da Pesca. O prefeito, Nilso Bortolatto explica que essa cobrança só vai beneficiar o produtor de peixe e, principalmente, aqueles que estão iniciando ou tem intenção de produzir. "O Ministério tem exemplos negativos de outros estados por falta de preparo e não quer que a mesma situação se repita. O que acontece é que as vezes o piscicultor faz um, dois tanques e, em época de estiagem, não tem água suficiente para mantê-los. Isso vai gerar perda de peixe e de investimento. Tendo o acompanhamento do engenheiro agrônomo da Epagri, ele vai ter a segurança e a garantia para um investimento de sucesso", destaca.
Os piscicultores interessados na utilização da máquina e que ainda não possuem cadastro, podem entrar em contato com a secretaria de agricultura e Epagri do município. Após o encontro, os presentes participaram de uma janta preparada por Marcos Fritzen tendo como prato principal tilapia, carpa recheada, pirão de peixe e demais acompanhamentos.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574