Assinado edital de licitação para construção de teleférico em Criciúma

O edital de abertura da concorrência pública que dá início ao processo licitatório para a concessão do projeto Bondinho Teleférico que vai ligar o Parque Natural Morro do Céu, no bairro Ceará ao Parque das Nações Cincinato Naspolini, na Próspera foi assinado pelo prefeito, Clésio Salvaro, na tarde de hoje, durante o primeiro Almoço do Varejo de 2012, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma.

Todos os detalhes do projeto que deve alavancar ainda mais a indústria do turismo na cidade foram apresentados pelos arquitetos da secretaria do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, André De Lucca e André Laitano.

O investimento na obra que promete mudar o cenário local será executado sem recursos públicos. Para o prefeito é uma forma de explorar o imenso potencial que a cidade possui. "Vai ser como foi com o quiosque da Praça do Congresso e o da Nereu Ramos. Nós temos a ideia e algum empresário abraça e colabora com a construção de uma nova Criciúma", explicou o prefeito.

De acordo com o arquiteto André De Lucca, o projeto vai contar com duas estações, sendo uma para a base e outra para o retorno. Sendo a primeira no Parque das Nações e a outra no Morro do Céu. Ele explica que o teleférico terá duas gôndolas com três cabines que cabem seis pessoas por viagem, que tem a extensão de 1,2 mil metros. Poderão ser transportadas no percurso até 300 pessoas por hora.

O prefeito Clésio Salvaro acredita que o projeto do Bondinho Teleférico vai coroar a cidade com a indústria que mais tem crescido nos últimos anos e que não polui. "Temos o parque, a mina de visitação, museus e outros atrativos que podem garantir a vinda de turistas", disse ele. Para o presidente da CDL, Zalmir Casagrande, a ideia de incrementar o turismo é muito importante. "Nosso encontro foi muito proveitoso. Trazer pessoas para nossa cidade é fundamental para a economia local", pontuou.

O presidente do conselheiro superior da Associação de Jovens Empresários de Criciúma (AJE), Mário Henrique Soratto Gaidzinski, considera a instalação de um teleférico uma nova perspectiva extremamente positiva para a cidade e para a região. "É uma forma de mostrar como estamos e que melhoramos a cada dia. Somos uma cidade polo entre Florianópolis e Porto Alegre e com certeza com um investimento turístico como este, vamos contribuir com o crescimento de toda a região", comentou o jovem ao sugerir inclusive que os trabalhos sejam atrelados ao empresariado local que recebe com frequência visitantes de outras cidades e estados e podem movimentar ainda mais os pontos turísticos de Criciúma.

Empreendimento passará por aprovação

Antes de qualquer liberação de execução do projeto, a empresa vencedora da licitação deverá aprovar todo e qualquer tipo de construção junto a uma comissão especial que será criada.

Compõem a equipe da Comissão Especial de Avaliação das Propostas Técnicas, representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Comercial e Industrial de Criciúma (ACIC), Conselho Regional de Engenharia (CREA) e Agronomia, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Câmara de Vereadores, Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Governo de Criciúma e Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

O vencedor da licitação poderá utilizar e explorar turisticamente esta área conforme as diretrizes ambientais municipais e estaduais.

 

Mais informações:
André De Lucca/ 3431 0075
André Laitano/ 3431 0075/ 91634885
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br

 

——————————————————————————–