A Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, tem efetivado o trabalho junto à empresas que tem buscado espaço para instalação no município e também com as empresa que estão sendo ampliadas. "Novas empresas já estão confirmadas e, inclusive, já iniciaram os serviços para a instalação. As indústrias que já estão em funcionamento também estão ampliando sua capacidade de produção o que deve gerar aproximadamente 800 novos empregos a curto e médio prazo", relatou o secretário da Pasta, José Pizzetti.
Entre as áreas de atividade das novas empresas estão metal mecânica, produtora de máquinas e equipamentos para indústria de descartáveis, distribuidora de ferro e aço, produtos de limpeza e de beleza, e confecção. As novas empresas não serão fixadas nas áreas industriais, que entre elas tem espaço apenas no bairro Pedreiras.
"Atualmente o município conta com quatro Distritos Industriais com capacidade para aproximadamente 50 empresas. Também temos discutido a implantação do quinto distrito industrial, que deve ser fixado às margens da BR-101, o que pretendemos que ocorra ainda este ano", ressaltou Pizzetti.
O secretário de Indústria e Comércio de Içara ainda destaca as visitas para a efetivação da Incubadora de Indústria, "projeto que faz parte do plano de governo e que está bem encaminhado. Visitamos algumas cidades e o modelo mais próximo da realidade de Içara é o de Tijucas. O processo está bem encaminhado", garantiu Pizzetti.
Ainda de acordo com o secretário da Pasta outros pontos estão sendo discutidos para que as novas e as já implantadas empresas possam ser bem atendidas. "O sistema de telefonia recebe reclamações constantemente e para resolver a situação chamamos técnicos especialistas no assunto para fazer estudo e regularizar a situação. Devemos contar com a visita do técnico nos próximos dias, explicou. "Os trabalhos na Pasta estão fluindo, pois temos autonomia. Afinal o prefeito Gentil da Luz, grande visionário e batalhador, nos dá liberdade para realizarmos o trabalho".
Mão de obra qualificada e gratuita
Os levantamentos feitos pelo novo secretário da Pasta também acusam a falta de mão de obra qualificada como um dos principais entraves na área industrial. "São oferecidos pelo município em parceria com os governos do estado e federal cursos nas mais diversas áreas. Temos o Instituto Federal que oferece gratuitamente desde cursos de computação até soldagem; e ainda o ProJovem Trabalhador que, está com inscrições abertas no SINE, e vai iniciar mais uma etapa em abril. Para a requalificação profissional as pessoas precisam buscar, pois a oferta é ampla", salientou José Pizzetti.
Plano diretor com prazo para ser entregue para aprovação no Legislativo
O andamento do Plano diretor é prioridade. As reuniões e encontros feitos junto ao engenheiro responsável Edson Cattoni, tem ocorrido periodicamente e segundo Pizzetti tem prazo até junho para ser entregue à aprovação no Legislativo içarense.
Assessoria de Comunicação PMI
Texto – Jornalista Alexandra Cavaler
Fotos – Karol Carvalho
—
Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384
——————————————————————————–