As declarações do Imposto de Renda de contribuintes podem ser feitas, a partir desta quinta-feira (1º), até o dia 30 de abril. Para este ano uma novidade vem de encontro às pessoas interessadas em contribuir com projetos de inclusão social. A partir de 2012, a Receita Federal permite a doação de parte do valor declarado a entidades assistenciais, através do Fundo da Infância e Adolescência de Criciúma (FIA), até a data limite a prestação de contas. Anteriormente, havia a possibilidade apenas até o fim do ano base, ou seja, 31 de dezembro de 2011, neste caso.
Com o intuito de promover a destinação de recursos para projetos sociais da cidade, uma campanha vem sendo realizada em parceria entre o Governo do Município, por meio da Secretaria do Sistema Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Criciúma (CMDCA), Curso de Ciências Contábeis da UNESC e o Sindicato dos Contabilistas – SINDICONT.
De acordo com o coordenador da campanha, professor Everton Perin, a mudança adotada pela Receita Federal proporciona mais segurança aos cidadãos que tem o propósito de ajudar o trabalho de entidades assistenciais através do FIA. "Anteriormente a doação era realizada sobre uma estimativa e agora, com a alteração, o contribuinte terá seu Imposto de Renda apurado de forma efetiva e saberá exatamente o valor a ser doado ao Fundo da Infância e Adolescência de Criciúma", explica.
A secretária do Sistema Social Geovânia de Sá, acrescenta que há duas diferentes formas de realizar as doações de parte do imposto de renda. "Há a direcionada, que o doador escolhe a entidade e o projeto que será beneficiado, desde que a mesma tenha projeto aprovado pelo CMDCA; e a outra forma é efetuar o pagamento diretamente ao FIA que, posteriormente, irá direcionar para as entidades participantes", orienta.
A participação de toda a sociedade é fundamental para o desenvolvimento dos projetos, salienta Perin. Para ele, o papel decisivo está também com os contabilistas. "A classe contábil poderá estimular seus clientes a efetuarem a doação. É um dinheiro que, ao invés de ser remetido à Brasília, será integralmente investido na melhoria da qualidade de vida das crianças da nossa cidade", destacou.
As doações podem sem realizadas até o dia 30 de abril no site da Prefeitura Municipal de Criciúma www.criciuma.sc.gov.br ou pelo fone (48)3431-0060/3431-0099. Nesses locais também podem ser obtidas mais informações.
Mais informações:
Everton Perin – 91065171
Geovânia de Sá – 91645304
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047