Governo Municipal reforça apuração de contratos

Com atitudes, o Governo do Município de Criciúma busca endossar o propósito de evidenciar a clareza de todas as ações para a população. Norteado por este princípio, o prefeito Clésio Salvaro assinou, na tarde desta quarta-feira (23), mais um contrato com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Caberá à equipe da entidade auditar os documentos relativos ao convênio nº 249/2009, estabelecido entre o Poder Público Municipal, a Casan e a empreiteira Itajuí.

O acordo entre as três partes trata da instalação da rede de esgoto sanitário em diversas partes da cidade. A Unesc ficará com a incumbência de avaliar as medidas e planilhas das obras de repavimentação de ruas a base de lajotas. O vínculo estreitou ainda mais a relação do Governo do Município com a instituição educacional. "Buscamos essa parceria para que o cidadão criciumense tenha toda certeza da boa aplicação dos recursos públicos. A inteligência e a isenção da universidade nos ajudam a reforçar esse compromisso com a população", ressalta.

A Unesc, através do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), vai envolver em torno de 15 profissionais no serviço. O diretor do Iparque, Elídio Angioletto, salienta que o Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT), situado dentro do complexo, possui profissionais e laboratórios especializados em construção civil e pavimentação. "No primeiro momento, vamos analisar editais, contratos e projetos para depois ir às ruas e verificar a conformidade dos serviços executados com os documentos", explica.

O papel de exercer a cidadania e contribuir com a comunidade, na avaliação do reitor da Unesc, Gildo Volpato, constitui uma prerrogativa comum da universidade e do Poder Público. "Dessa maneira, estamos cumprindo um dos nossas funções, que é despertar a consciência crítica e buscando alternativas, através do conhecimento e da ética. Pelo ponto de vista dos nossos alunos e professores, temos uma grande oportunidade para o desenvolvimento de teoria e prática", ressalta.

O olhar científico da universidade tem contribuído com o intuito do Governo do Município em proceder o bom uso do dinheiro público. Há dois anos, a Unesc contribui com a equipe da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana na fiscalização de todas as obras realizadas pelo Poder Público Municipal. Paralelamente, a equipe da instituição educacional gerencia a fiscalização da execução do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma.

O compromisso de monitorar o bom funcionamento e a comunicação de todos os atos ocorre internamente dia-a-dia. Entre os principais exemplos de ações em busca da clareza, estão a disponibilização de todas as contas no topo da página principal do Governo do Município, no Portal Contas Abertas. O cidadão, desde 2010, pode acessar os dados pela internet.

Internamente, as ações do Governo do Município também passam por avaliações periodicamente. Criada por decreto assinado pelo prefeito Clésio Salvaro em 13 de maio de 2009, a Comissão Processual Disciplinar Permanente realiza sindicâncias eventualmente na prefeitura. "Nosso objetivo é apurar responsabilidades, melhorar o procedimento administrativo em todos os setores do governo e coibir ilícitos administrativos", esclarece o advogado da prefeitura e presidente do órgão, Jaílton Caetano.

 

Mais informações:
Celito Cardoso – 9164-5849
Elídio Angioletto – 9616-9787
Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: Arquivo
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0043

 

 

 


——————————————————————————–