O Governo do Município entregou mais cinco ruas pavimentadas à comunidade de Criciúma. Os bairros Argentina, Próspera, Comerciário e Metropol foram contemplados com lajotamento de vias, cujos atos de inauguração ocorreram nesta quinta-feira (16). As realizações integram o macroprojeto "Uma obra por dia útil".
A primeira das ruas inauguradas fica no bairro Argentina. Com 100 metros de extensão a Rua Rio Negro faz parte do programa Pavitotal. As lajotas utilizadas são fabricadas pelos presos da Penitenciária Sul e do Presídio Santa Augusta, os materiais são adquiridos pelo Município e a comunidade entra com o pagamento da mão-de-obra. As quatro restantes fazem parte de um convênio entre Governo Municipal e Casan.
As demais pavimentações foram em um trecho da Rua Saldanha da Gama, no bairro Comerciário, na Rua José Jerônimo, em frente ao Clube dos Contabilistas no bairro Próspera, além de duas vias do bairro Metropol: SD 705-115 e SD 1633-115.
Para o prefeito Clésio Salvaro, o trabalho desenvolvido por toda a equipe de Governo resultou em melhorias importantes para as quatro comunidades contempladas. "Lançamos esse grandioso projeto (Pavitotal), em parceria com a comunidade. Uma grande solução encontrada e para isso não precisamos aumentar nenhum imposto ou criar tributos novos. Buscamos realizar com o que temos e levar qualidade de vida ao cidadão", ressaltou.
Também exaltando a dedicação da equipe de Governo, o vice-prefeito Márcio Búrigo acrescentou que o objetivo vai além da conclusão das obras e do bom acabamento das mesmas. "O total interesse de todos é resolver os problemas da cidade e aumentar, consequentemente, aumentar a auto-estima do cidadão de Criciúma. Com a pavimentação, encerra-se um ciclo vicioso com serviços de manutenção, patrolagem e limpeza que eram necessários quando as ruas não eram lajotadas", registra.
A ressocialização promovida pelo Pavitotal foi enaltecida pelo secretário do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo. "Temos que destacar o lado social, com a capacitação promovida com os apenados dos presídios da região. Além da benfeitoria às pessoas da comunidade, os presos têm a possibilidade de aprender uma nova função e, quem sabe, voltar para a sociedade sem pensar em cometer um novo crime", acredita.
Para que os anseios das comunidades sejam atendidos, é necessária a parceria com o Poder Público, acredita o coordenador do Pavitotal, Jean Batista Custódia. "As comunidades estão de parabéns pela organização e por terem acreditado no projeto. Já entregamos diversas ruas e com as coisas acontecendo dessa forma poderemos fazer muito mais", assegura.
O ponto de referência da Rua Rio Negro é a escola municipal Francisco Skrabski. Tão grande a identificação que o ato ocorreu dentro da instituição. De acordo com a diretora, Sílvia Limas, a pavimentação da via sacramentou o fim de um antigo anseio de pais, crianças, funcionários e toda a comunidade ao redor. "Com essa obra, as crianças poderão chegar com segurança à escola. Antes, quando chovia, elas chegavam com muita lama. Quando tinha um período de sol predominante, entrava muita poeira nas salas de aula", relata.
Mais informações:
José Sérgio Búrigo – 9164-5361
Jean Batista Custódia – 9155-2721
Texto: João Pedro Alves – SC 04171
Fotos: Mateus Mastella e João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
——————————————————————————–