Parceria com a Unesc promove bom uso do dinheiro público

Poder Público e universidade têm como missão promover a qualidade de vida e oferecer, de diversas formas, melhorias para a comunidade ao qual pertencem. Trabalhando em parceria, o Governo do Município e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) fomentam o desenvolvimento de Criciúma em diferentes maneiras há um ano. Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, um dos principais convênios estabelecidos entre as duas entidades contempla a fiscalização em conjunto de todas as obras realizadas na cidade.

Cada passo dado nas mais de 200 obras em andamento do Governo Municipal tem a aferição da secretaria do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e da Unesc. A universidade pela primeira vez coloca a equipe de profissionais do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) para fiscalização. Uma das atuações mais decisivas está na gestão da inspeção das obras do Canal Auxiliar. "São observadas fundação, drenagem, medições e todo o material apresentado pelas empreiteiras baseados nos projetos até o prazo de execução dos serviços", explica o gerente administrativo e financeiro do Iparque, Euclides Magri.

A cobrança incisiva no encalço das empreiteiras torna essencial a realização de trabalhos com qualidade. "Visamos a garantia de excelência nos serviços executados nas obras públicas. Percebemos a mudança de atitude nas empresas contratadas. Elas se preocupam com prazos de entrega e os materiais aplicados", revela o diretor do Iparque, Elídio Angioletto.

O desenvolvimento do trabalho de fiscalização das obras em parceria com a Unesc, de acordo com o secretário do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo, dão tranquilidade ao Governo do Município. "A estrutura dotada pelo Iparque, tanto de pessoal quanto de equipamentos, indicam que estamos no caminho certo, que os recursos estão sendo utilizados de uma maneira eficaz. Isso dá a todos nós a segurança e promove um dos maiores sentimentos que uma cidade pode ter: a autoestima", afirma.

Segundo o prefeito Clésio Salvaro, um dos principais desejos, desde que assumiu o cargo, foi o de trazer a Unesc para o Governo. "Passamos, com esses convênios, a aproveitar a inteligência e a multidisciplinaridade da universidade para contribuir com a vida do cidadão criciumense. O resultado pode ser visto nas ruas, com obras bem acabadas, entregues dentro do prazo estabelecido e com vida útil maior", observa.

O gerente administrativo e financeiro do Iparque, Euclides Magri, salienta o objetivo da universidade em contribuir com a sociedade de Criciúma e região. Para ele, a possibilidade de agregar experiência aos estudantes soma como mais um fator positivo para a Unesc. "Trata-se de uma grande oportunidade para os nossos alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática. As partes se complementam compondo uma parceria extremamente boa para ambas", acredita.

Uma obra da magnitude e complexidade do Canal Auxiliar do Rio Criciúma acaba sofrendo alterações na execução em relação ao projeto inicial. Conforme a necessidade, mais ou menos material pode ser utilizado em alguns pontos. A fiscalização permite o pagamento justo, conforme Magri. "As aferições das medições fazem com que os construtores sejam contemplados com o que têm realmente direito", diz.

Convênios
Além da parceria na fiscalização de todas as obras, o Governo do Município mantém outros convênios com a Unesc. Através do Programa Minha Chance, 100 bolsas de estudo são disponibilizadas a estudantes de baixa renda. A universidade também trabalha em conjunto com as equipes das secretarias do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e do Sistema Social na regularização fundiária.

Mais informações:
José Sérgio Búrigo – 9164-5361
Euclides Magri – 3431-4502
Elídio Angioletto – 9616-7987
Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: Lucas Sabino/Arquivo Decom
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047

 

——————————————————————————–