Governo do Município intercede por regularização fundiária no bairro Imperatriz

A Secretária do Sistema Social, Geovânia de Sá, viajou a Florianópolis nesta terça-feira (31), onde teve audiência com o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon. O Governo do Município pediu a audiência para buscar uma solução a 164 famílias alocadas no loteamento Catarina, no bairro Imperatriz. O presidente da Associação de Moradores, Édio Célio André e o deputado estadual Valmir Comin participaram da reunião, que também contou com técnicos das duas secretarias.

De acordo com André, o problema passa de 15 anos. A área com 172 lotes foi invadida e pertencia em partes à COHAB a princípio e recentemente a entidade adquiriu todo o terreno. "Eles foram lá no bairro conversar com a comunidade e não deu chance. Veio com o preço e deu. Muitas famílias não possuem condições de pagar o que eles pedem e eles nos ameaçaram de entrar com a reintegração de posse", diz.

Documentos e um levantamento com nome, renda familiar, valor dos lotes referentes e o número de parcelas estipulado pela COHAB foi apresentado por Geovânia ao secretário Serafim Venzon. "Em muitos casos, se a família pagasse a prestação da compra do terreno, não teria dinheiro para outras contas ou até para comer. Temos que chegar a um valor sensato", ressaltou a secretária do Sistema Social de Criciúma.

Serafim Venzon mostrou-se muito favorável a dar um encaminhamento positivo para a causa e comprometeu-se a contribuir. "Essas famílias, com a escritura na mão, elevam a auto-estima e passam a investir no próprio imóvel, gerando um retorno que esperamos. Em dois anos, garanto que veríamos um local muito diferente", acredita.

Conforme a Secretária do Sistema Social, Geovânia de Sá, o Governo do Estado está lançando o Plano Catarinense de Regularização Fundiária. "Esse plano vem de encontro para resolver a situação dessa comunidade do Imperatriz, como em outras localidades. O Município deverá aderir, para complementar a ação do nosso Plano de Regularização Fundiária para atender ainda mais pessoas", diz.

Mais informações:
Geovânia de Sá – 9164-5304

 

 


——————————————————————————–