Criciúma passou no teste das chuvas de janeiro

 

Restam poucas horas para o fim do mês de janeiro e, passados os 30 primeiro dias de 2012, não houve registro de grandes problemas causados pelas chuvas, em Criciúma. O esforço depositado pelo Governo do Município ao longo do ano passado, com a realização de obras preventivas, proporcionou a minimização das mazelas provocadas pela força da natureza. Os transtornos vinham virando rotina nos verões anteriores em muitos bairros de Criciúma e a angústia está perdendo espaço para a esperança de que os prejuízos maiores fiquem no passado.

Como principais investimentos realizados ao longo do ano passado em preparação para o período de maior incidência de chuva, estão o Canal Auxiliar ao Rio Criciúma e as obras de desassoreamento nos rios Criciúma e Sangão. Outro empreendimento destinado a colaborar na prevenção de desastres está prestes a ficar pronto: o Piscinão, no bairro Vila Visconde. Tudo para minimizar os problemas enfrentados pela população criciumense.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil municipal, Ângela Mello, as ações surtiram o efeito esperado. "Com o volume de chuvas registrada em alguns momentos, principalmente na virada do ano, certamente teríamos problemas. Aconteceram situações pontuais de pequenas proporções. Nada perto do que aconteceu nos últimos anos, quando tivemos pessoas desabrigadas e desalojadas", relata.

O reflexo das obras realizadas está na tranquilidade de muitas pessoas. A agente de serviços gerais Vanessa Rosalino reside no bairro Pinheirinho e já teve que reconstruir a vida por ter perdido a casa onde morava com a família em uma enchente. Próximo a ela, o desassoreamento do Rio Criciúma representa um alívio. "O rio enchia no mínimo duas vezes por ano e a gente não suportava mais tanta perda", desabafou. Hoje o temor a cada vez que o tempo fechava não assusta mais. "A solução só veio agora com os trabalhos de prevenção. Sabemos que pode não ser uma solução definitiva, pois, não tem como prever com que força a chuva vai vir, mas dá para ver que a limpeza contribui com o escoamento das águas", notou.

Além de Vanessa, muitas pessoas que moram perto dos rios da cidade deixaram de ter sérios transtornos, conforme o engenheiro da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Roberto Búrigo. "A execução do Canal Auxiliar e o desassoreamento em localidades mais críticas evitaram sérios problemas. A elevação de uma adutora no Rio Sangão no distrito do Rio Maina também ajudou", destaca.

Chuvas acima da média
Dados colhidos pela Epagri Ciram apontam o volume de chuva em janeiro de 2012 como acima do normal no período. A precipitação pluviométrica deste ano registrada pela estação de Criciúma chegou a 254,4 mm. A média histórica de Criciúma, segundo o instituto, é de 181,3 mm. Em 2010, choveu 238,6 mm e no arrasador janeiro de 2011 foi registrado o volume de 424,8 mm.

De acordo com o coordenador do setor de Meteorologia da Epagri Ciram, Clóvis Corrêa, as chuvas registradas até agora em 2012 foram mais bem distribuídas, principalmente em relação ao ano passado. Para se ter uma ideia, somente em 18/11/2011 caiu 177 mm em 12 horas. Este ano, o dia 13 foi o caiu mais água na cidade, com 86 mm.

Conforme Corrêa, os três primeiros meses são os que historicamente registram maior volume de chuva. O cidadão criciumense pode esperar pela manutenção do clima de janeiro nos meses sequentes. "Será um período de chuvas acima da média histórica, bem distribuídas acompanhadas de pancadas principalmente nos finais de tarde", diz. A média de fevereiro deve ficar entre 170 a 190 mm e em março deve diminuir para 130 a 150 mm.

Piscinão reforça pacote preventivo
O distrito do Rio Maina contará com mais um aliado na prevenção a desastres ocasionados pela força das águas. Um "piscinão" está em fase final de construção na localidade de Vila Visconde. O local consiste em uma estrutura colocada para represar o fluxo do leito do Rio Maina com um sistema de comportas.

Para o secretário interino do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Verceli Coral, a região terá mais um importante aliado para evitar transtornos. "As comportas vão controlar a vazão de água, o que nos faz ganhar tempo para orientarmos a população próxima a tomar providências quando necessário", explica.

 

 

Mais informações:
Verceli Coral – 9164-5305
Ângela Mello – 9164-5298
Roberto Búrigo – 9113-3288
Texto: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047

 

——————————————————————————–