Membros da Ascadim receberão nova sede

Uma sede mais ampla, muito mais confortável e com capacidade para atender um número maior de usuários da Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas (Ascadim) será entregue pelo prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo, na próxima segunda-feira, às 18h30min, na sala de atos do gabinete para os membros da associação.

O objetivo é atender melhor pessoas que possuem distrofias musculares.

Para o presidente da Ascadim, Antônio Martinhago, a nova sede vai proporcionar um aumento nos atendimentos das pessoas que precisarem. "Vai ficar ao lado da Policlínica e isso é muito bom.Por causa da localização, já vai divulgar mais a associação. Quem sabe, com o novo local, poderemos atender até o triplo de gente. Graças a Deus, o prefeito se sensibilizou e arrumou esse local para nós.", afirma.

Conforme a secretária adjunta de Saúde, Kelly Cristina Ferreira, as salas da sede antiga não eram confortáveis e não tinha a adaptação necessária que dificultava muito para o paciente se locomover. Depois de lutarem por muito tempo, conseguiram um próprio local para realizar os atendimentos."Eu e o secretário Silvio Ávila Júnior visitamos o local, até o prefeito fez uma reunião com eles e se comprometeu a doar uma sede e cumpriu. E sempre que eles pedem algo, diante do que podemos ajudar, vamos buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes", frisa.

Atualmente trabalham no local uma fisioterapeuta, uma médica voluntária e os acadêmicos da Unesc. Segundo Martinhago, existe um custo para bancar e, muitas vezes, não se tem recursos necessários. "Às vezes promovemos um bingo e algumas rifas para manter tudo em dia", explica.

Com a nova estrutura, a intenção é contratar mais pessoas. Inclusive, o secretário Silvio Ávila Júnior prometeu mais uma fisioterapeuta, que será custeada pela prefeitura. "O investimento que está sendo feito, vai se tornar referência no sul do país. Temos recebidos muitos telefonas para saber quais os procedimentos que usamos aqui", pondera o presidente.

A Ascadim trabalha com 30 pessoas e tem o objetivo de educar, assistir, promover e incentivar pesquisas e estudos sobre as doenças neuromusculares. Busca inclusive, desenvolver em favor dos portadores e das pesquisas científicas, programas de amparo, ajuda, adaptação, realização e interação social, atendendo a toda a região sul catarinense.


Mais informações:

Antônio Martinhago/9901.3948

Kelly Cristina Ferreira/ 9164 5287

Texto e foto: Mateus Mastella

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br

 

——————————————————————————–