Hospital Santa Catarina recebe leitos para internações

A rotina da enfermaria do hospital materno infantil Santa Catarina promete mudar a partir do mês de fevereiro. O local que atende quase sete mil crianças por mês terá um espaço reservado para internação pediátrica e receberá algumas melhorias promovidas pelo Governo do Município, por meio da secretaria do sistema de Saúde.

Onze quartos, que receberão ao todo 29 novos leitos estão sendo preparados para atender as crianças que são levadas até o hospital todos os dias. O local não possui atualmente leitos para internações. Desta forma, a diretora do hospital Irmã Elaine Carlos Raulino comenta que a situação de transferência é bem complicada. Segundo ela, são transferidas de três a quatro crianças por dia para o hospital São José.

A irmã explica que, as crianças quando são levadas ao hospital apresentam sintomas como febre, dor de garganta, vômito, diarreiae outros problemas. Fato que complica o encaminhamento para outro local. No entanto, uma medida adotada para minimizar estas transferências tem sido a utilização de leitos reservados para observação, que devem abrigar um paciente por até 24 horas e tem acolhido crianças por até alguns dias.

A coordenadora do pronto-socorro, enfermeira Roberta Picolo, acredita que estas mudanças devem ampliar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos no hospital. Nos seis quartos de observação trabalham por turno sete técnicos de enfermagem e uma enfermeira. "Fica muito difícil não ter espaço nem condições de internar uma criança, ou encaminhar para outro lugar. Quando eles nos procuram é pelo fato de necessitar muito de atendimento e nosso desejo é ter todas as condições necessárias de atender aqui mesmo. Agora vai melhorar e muito com a chegada desta nova estrutura", disse ela.

O secretário do sistema de Saúde, Silvio Ávila Júnior, acredita que com a reforma e a chegada dos leitos para internações, até a segurança das crianças será maior. "O hospital é administrado pelo São José, mas a estrutura física é patrimônio do Município, então, a nossa contribuição é uma forma de oferecer melhorias nas condições de trabalho que são necessárias para que a qualidade de vida das pessoas esteja garantida", pontuou.

No momento, os trabalhos executados são de pintura. O arquiteto da Construtora Zeferino Cechinel, Adriano Engelke, responsável técnico da empresa na obra que foi iniciada em dezembro, garante que toda a reforma será concluída antes do início da segunda quinzena de fevereiro. O investimento nesta obra é de R$ 120 mil com recursos próprios do Governo do Município.

 

Mais informações:

Silvio Ávila Júnior/ 9164 5291

Texto: Kênia Pacheco/ SC 04580 JP

Fotos: Lucas Sabino

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br

 

 

——————————————————————————–