Programa visa tirar pessoas da dependência de renda do Governo Federal

A falta de capacitação impede muita gente de ingressar no mercado de trabalho, mas esse quadro pode ser revertido. Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, beneficiários dos programas federais de transferência de renda têm a chance de realizar um bom curso e sair habilitado para exercer uma função. Estão abertas vagas em todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município para seis cursos de profissionalização gratuitos no SENAI ou SENAC.

O Pronatec está inserido no Plano Brasil Sem Miséria e tem a meta de capacitar 1,1 milhão de pessoas até 2014, o equivalente a um terço do número de beneficiários de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Seguro Desemprego. O Governo do Município aderiu ao projeto e tem a missão de buscar as famílias. De acordo com a secretária do Sistema Social, Geovânia de Sá, somente em 2012 o objetivo é qualificar 407 pessoas para o mercado.

As possibilidades ofertadas abrangem qualificações para funções na indústria, através do SENAI e comércio e serviços, no SENAC. As matrículas para os cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, costureiro industrial do vestuário, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, auxiliar administrativo e cabeleireiro assistente estão disponíveis até 17/2. "É uma grande oportunidade para essas pessoas saírem da dependência das bolsas, qualificando-se para o mercado tendo aulas em instituições reconhecidas no Brasil inteiro", ressaltou Geovânia.

Conforme o diretor do SENAC Criciúma, Alexandre Meneguetti, a metodologia dos cursos favorece ainda mais ao aprendizado e o ingresso imediato no mercado de trabalho. "Há uma boa base de fundamentação teórica, mas a inserção da prática, com toda a estrutura necessária, possibilita o aprendizado necessário para que o aluno saia preparado", enaltece.

O momento da economia do Brasil e da cidade favorecem os interessados em adquirir experiência profissional. O crescimento registrado nos últimos anos proporcionou a maior oferta de emprego, conforme o diretor do SENAI Criciúma, Sílvio Bittencourt da Silva. "Por esse motivo, estamos oferecendo cursos nas áreas de construção civil e têxtil, nos quais há empresas na região que precisam de mão-de-obra qualificada", diz.

 

Mais informações:
Geovânia de Sá – 9164-5304
Alexandre Bevilacqua Meneghetti – 8419-6971
Sílvio Bittencourt da Silva – 3431-7100
Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047

 

 

——————————————————————————–