ASTC vai estudar melhorias para o trânsito da Operária Nova

Com o intuito de solicitar melhorias no trânsito do bairro Operária Nova, moradores daquela comunidade procuraram o prefeito Clésio Salvaro e o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) Mauro Sônego, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

No encontro, o grupo formado pela Associação de Moradores do bairro apresentou o objetivo, que é o de encontrar uma solução para o tráfego de automóveis, caminhões, ônibus e pedestres na Rua Wenceslau Braz que não oferece a devida segurançapara quem as utiliza em três diferentes cruzamentos. Trata-se de um cruzamento com a Avenida Luiz Lazzarin, um com a Rua Santarém e outro com a Rua Henrique Lage. O presidente da ASTC pediu o prazo de até uma semana para que possa apresentar uma avaliação de cada situação solicitada pelos moradores.

De acordo com Sônego cada caso tem um recurso diferente a ser feito para garantir a segurança dos cidadãos. Segundo ele, para a Avenida Luiz Lazzarin um projeto para a construção de uma rótula está aguardando aprovação do Badesc para ser executado. "Nós já estávamos buscando uma melhoria naquela região, pois, temos consciência do volume de tráfego", explicou o presidente da ASTC.

Quanto ao cruzamento com a Rua Santarém será realizado um levantamento do local e estudada a possibilidade de construção de uma rótula. Mauro Sônego adianta que esta seria a melhor solução, no entanto, admite que possa ser a mais difícil de ser executada. Para que a segurança possa imperar neste local sem a rótula, ele apontou outras soluções.

A aplicação de uma sinalização ostensiva com ampliação no número de placas, taxões e faixas podem ser realizadas em paralelo com a implantação de uma faixa de pedestres elevada. Ambas as ações contribuem para a redução da velocidade dos veículos. "Também poderemos instalar um semáforo, no entanto, tal decisão vai gerar incomodo aos motoristas com a formação de filas nas vias próximas. Por isso vamos estudar com calma cada situação. Não podemos decidir nada rapidamente", pontou Sônego.

Já no cruzamento com a Rua Henrique Lage a situação é diferente. No local será ampliada a fiscalização dos motoristas que transitam diariamente. A ASTC já realizou o retardo do tempo do semáforo, mas, os motoristas não estão respeitando.

Mais informações:

Mauro Sônego/ 9152 8534

Texto: Kênia Pacheco

Fotos: Lucas Sabino

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br

 

 

——————————————————————————–