Unidade móvel de saúde visita Manchester Química

A unidade móvel de saúde do programa Criciúma Amiga do Trabalhador chegou, nesta quarta-feira (18), ao primeiro pátio de fábrica. Os profissionais da secretaria do sistema de Saúde se instalaram na Manchester Química para promover a prevenção aos empregados, que não têm muito tempo para cuidar de si próprios. Na ocasião, o prefeito Clésio Salvaro entregou ao empresário Venício Pereira um certificado de Empresa Amiga do Trabalhador.

Para o secretário Sílvio Ávila Júnior, os empregadores contribuem muito ao receber o microônibus, não só com o projeto, mas com a saúde dos colaboradores e da população. "Um dos nossos objetivos, enquanto poder público é realizar ações em relação à saúde preventiva e orientar os cidadãos antes de precisar procurar um médico", ressaltou.

O prefeito Clésio Salvaro destacou a origem do programa, em Rio do Sul. Criciúma e a cidade do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, são as únicas a executarem esse modelo de projeto. "Eu sei que é velho dizer isso, mas também é atual, a prevenção é o melhor remédio. Trabalhamos para que as pessoas continuem produzindo e prolonguem a vida com qualidade. Por esse motivo copiamos e aperfeiçoamos essa bela iniciativa para atender a nossa gente", revelou o chefe do Executivo Municipal.

Os profissionais da secretaria do sistema de Saúde elaboraram e apresentaram palestras sobre prevenção de doenças. Os trabalhadores da Manchester Química também passaram por coleta de sangue para exames preventivos a DST/AIDS e para identificação de câncer na próstata e colo uterino. "Os materiais vão para laboratório e dentro de 20 a 30 dias ficam prontos para nós voltarmos aqui e trazermos os resultados. Caso haja alguma alteração significativa, deixamos agendada uma consulta com um especialista da rede municipal", explica a enfermeira Kenia Nunes.

Agradecido pela placa recebida e por ter sido a primeira fábrica a receber o programa Criciúma Amiga do Trabalhador, o empresário Venício Pereira enalteceu o trabalho. "Há 30 anos, a cidade não tinha uma administração preocupada com os empresários. Parabéns pela preocupação e pelas ações para tirar a imagem negativa que Criciúma tinha", louvou.

Mais informações:
Claudenir Alexandre (coordenador dos agentes comunitários de saúde) – 9641-0645
Texto: João Pedro Alves
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047