Verão não faz diminuir fluxo de pessoas nas unidades 24 Horas

Doenças não têm hora para chegar. Mesmo com boa parte da população em férias neste mês de janeiro, o número de atendimentos nas unidades de saúde 24 horas dos bairros Próspera e Boavista não diminuiu. Viroses típicas que acometem pessoas no verão fazem aumentar a demanda nos setores de emergência dos dois locais, únicos postos de Criciúma com pronto-atendimento com funcionamento o dia todo. Grande também a quantidade de consultas com médicos de diversas especialidades e os mais diferentes serviços prestados à comunidade.

De acordo com dados das duas unidades 24 horas, a média de atendimentos médicos vem sendo mantida. No bairro Próspera, por mês mais de sete mil pessoas passam por observação no setor de emergência, enquanto na unidade Boavista o número chega a 12 mil. Os médicos de diversas especialidades e clínicos gerais, nos dois postos, realizam aproximadamente três mil consultas por mês.

Pela maior infraestrutura disponível, os 24 horas acabam recebendo muitos pacientes de locais afastados que nem precisariam fazer o deslocamento. "Agora no verão, muitas pessoas aparecem com diarreia e outros sintomas das viroses comuns nessa época do ano. Esses são alguns dos casos que podem ser resolvidos nos ESF (Estratégia Saúde da Família – unidades básicas de saúde) dos bairros", conta a enfermeira da unidade Próspera, Renata Cristine Leite.

A orientação para a comunidade em geral é para que sempre procurem antes, em casos de não urgência, as unidades básicas de saúde dos bairros. "Fica melhor para as pessoas, que não precisam sair muito longe de casa e para os 24 horas também. Assim, o atendimento fica mais rápido para todos. Nos casos que os ESF não podem resolver, os pacientes são encaminhados para cá", explica o coordenador da unidade Boavista, José Carlos Rosa.

Os dois postos de saúde dispõem de diversos serviços de saúde, principalmente exames e consultas médicas, além de contarem com setor para cuidar das emergências com pronto atendimento o dia todo em situações que competem à estrutura dos locais. Controle de pressão, aplicação de injeções e vacinas, exame para diabetes e uma série de outros serviços são prestados aos cidadãos.

O agricultor Adelino Gonçalves Dias periodicamente vai ao 24 horas da Próspera para verificar a evolução da situação na perna direita. Há 90 dias, o morador do bairro Linha Anta levou cabeçadas de um carneiro e teve o fêmur trincado em duas partes. "Hoje venho para consulta com o neurologista. Estive por várias vezes aqui para receber injeção e soro, sempre sendo muito bem atendido. Em breve espero largar a muleta para voltar ao serviço", anseia o trabalhador rural.


Mais informações:
Moacir Dajori – 9164-4417
Texto: João Pedro Alves SC 04171 JP
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047