Cuidados com os exageros são fundamentais durante as festas

 


Com o réveillon se aproximando, os exageros também chegam junto. No período de festas os excessos são constantes, seja na alimentação ou na ingestão de bebidas alcoólicas. Tomar dois litros de água, comer saladas e frutas e evitar carnes gordas são algumas das recomendações passadas pela nutricionista da secretaria do sistema de saúde de Criciúma, Claudia Madeira.

 


Segundo a nutricionista, o mais importante é que cada um conheça e saiba os malefícios ocasionados pela falta de controle. O importante é que cada pessoa tenha a consciência de se prevenir e ficar longe dos estragos provocados por esses exageros. "É importante sempre regular corretamente o consumo de bebidas e alimentos, pois se o indivíduo não tomar cuidado poderá ter sérios problemas como desidratação, diarréia ou até mesmo vomito. Dificilmente alguém morre por isso, mas pode ter vários problemas de saúde", explicou.

 


Depois de ter passado por algumas situações devido o excesso de bebida, Elber Machado, hoje tem consciência de tudo que ingere. "O exagero me atrapalhou muito. Procuro atualmente saber qual é o meu limite e me controlar", disse ele.

 


Além, dos cuidados com os exageros a nutricionista alerta para o consumo indevido de alguns alimentos. "Quando a pessoa estiver durante a festa precisa tomar cuidado com os alimentos, porque muitos não estão dentro dos padrões de higiene. Alimentos que devem estar bem assados, muitas vezes não estão na temperatura ideal. Por isso é preciso que as pessoas tomem cuidado", exemplificou.

 


Para as festas de final de ano, os 24 horas estarão de plantão para atender as pessoas que precisarem de atendimento médico durante as comemorações. Segundo a secretaria adjunta do sistema de saúde, Kelly Cristina Ferreira, qualquer pessoa que precisar, se possível, deve levar um comprovante de residência, um documento de identidade e uma carteirinha do SUS para facilitar o processo.

 


"Quem for atendido vai preencher uma fichinha de inscrição. Depois vamos fazer uma análise e se houver a necessidade vamos encaminhar para um hospital, pois muitos comparecem com mal estar ou ainda uma fratura", contou.

 


A nutricionista Claudia Madeira, recomenda que é preciso ter um controle antes mesmo de começar a festa. "Durante o dia a dica é para não deixar o estomago vazio, pois a bebida pega mais fácil e a pessoa pode perder a consciência mais cedo. Todos devem se hidratar com água, ou sucos naturais, mas nada em excesso", alertou.

 

Mais informações:
Nutricionistas: Claudia Madeira: 8426.7414
Kelly Cristina Ferreira: 9164.5287

Texto: Fran Lima e Mateus Mastella

 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993

 

——————————————————————————–