FME de Criciúma faz projeção para 2012

A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) planeja dar continuidade aos projetos que apresentaram resultados positivos neste ano. Um dos objetivos também para 2012 será realizar uma boa edição da Olesc, além de assegurar o direito de receber os Jogos Abertos Brasileiros para 2013.

"Nossas estruturas esportivas foram bem melhoradas para receber os Joguinhos, Jasc, e agora a Olesc. Vamos lutar pelos Jogos Brasileiros para que sejam realizados aqui", mira o presidente da FME, Renato Valvassori.

Além do investimento feito para realizar uma grande edição dos JASC, Criciúma foi contemplada com reformas em diversas áreas. "Todas estas aquisições possibilitaram uma melhora na infraestrutura nos locais de competição e nas escolas que serviram como alojamento. Sem dúvida alguma, em Criciúma, fica o legado de um município que ama o esporte e principalmente, que incentiva", comentou o presidente.

Entre as principais obras construídas pelo Governo, estão a recuperação do maior local de competições da cidade o Ginásio Municipal Walmir Orsi. A revitalização do espaço poliesportivo reuniu um investimento de R$ 630 mil. O espaço, até o mês de julho, quando começaram os trabalhos, estava interditado por falta de condições. Hoje apresenta um aspecto impecável, com banheiros e pistas novas, teto reformado e quadra concluída.

Além do ginásio municipal, Criciúma ganhou uma pista para a modalidade do bolão. A cancha foi construída baseada nos padrões oficiais no Parque das Nações Cincinato Naspolini. A modalidade do tiro também recebeu um novo lugar para as disputas. O Clube de Caça e Tiro Alberto Scheidt ganhou estandes para as provas de armas longas e curtas. "Recebemos inúmeras visitas de atletas e turistas. Todos elogiaram e com certeza teremos mais adeptos nesse esporte", comentou o coordenador da modalidade na FME de Criciúma, Fernando Meller.

A organização dos JASC teve o índice mais alto entre todos os itens da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC). Ao todo, 93% dos entrevistados avaliaram positivamente, 5,2% consideraram regular e 1,8% não souberam responder a respeito. Nenhum dos 500 questionados realizaram análise negativa da coordenação do evento. "Colhemos o resultado do trabalho. O melhor de todos os frutos foi a certeza de que criciumenses e visitantes olharam Criciúma de outra maneira. O trabalho que a fundação realizou junto aos nossos atletas surpreendeu todas as expectativas. O esporte hoje exerce um grande papel em nosso município", afirmou o prefeito Clésio Salvaro.

O saldo positivo anima os dirigentes responsáveis pelo esporte criciumense. O desafio, para Valvassori, é dar continuidade ao bom desempenho. "Acredito que, realizamos um excelente trabalho neste ano, para o próximo vamos fazer o possível para manter estes resultados ou ainda, melhorar. Agradeço a toda nossa equipe e ao Governo Municipal pelo esforço e dedicação com o esporte criciumense", emendou Valvassori.

 

Projetos sociais que revelaram talentos

Umas das missões da FME sempre foi revelar talentos para despontar no cenário regional, estadual e até nacional como foi o caso de Ana Claúdia Lemos e Lucas de Oliveira, do atletismo, da mesatenista Bruna Costa Alexandre e da ginasta Victória Engelke, entre outros.

Muitos destes foram descobertos em projetos comunitários implantados nos bairros e coordenados pela FME. Neste ano, um grande achado oriundo de uma dessas escolinhas foi o menino dono de três medalhas (duas de ouro e uma de bronze) nos JASC. Com apenas 18 anos, o atleta especialista nas provas do salto em distância e salto triplo conquistou diversas medalhas e já tem seu nome figurando no esporte estadual.

Ramires foi descoberto no Festival de Atletismo promovido pela FME em parceria com a Fátima Esportes. O evento é realizado anualmente com a proposta de descobrir talentos para o atletismo e proporcionar a integração entre as escolas do município. "Lembro que fiz um salto e minha marca foi boa. A partir daquele dia, o Sandro Araújo (o coordenador da modalidade na FME) me convidou para iniciar os treinamentos, fiz um teste e desde então estou lá", conta.

Em todas as modalidades, a Fundação Municipal de Esporte possui um projeto social para difundir o esporte. Atualmente, o município contém núcleos do projeto Tigrinhos nos Municípios, Minerando Talentos, Mini Hand, Donos da Bola e o Tênis Comunitário.


Mais qualidade de vida com as academias

Criciúma conta com 18 academias ao ar livre nos bairros e mais três instaladas no Parque das Nações Cincinato Naspolini – uma da primeira idade, outra terceira idade e uma para portadores de necessidades especiais -, que proporcionam uma melhora na qualidade de vida de todos os criciumenses.

De acordo com o prefeito, estes espaços promovem a prática de exercícios, além do bem-estar para as comunidades. "Implantamos essas academias para que as pessoas possam usufruir como lazer e também para atividades físicas.", explica Salvaro.

Segundo o presidente da FME, Renato Valvassori, no próximo ano a meta estipulada é inaugurar uma academia ao ar livre por semana.

 

Mais informações
Renato Valvassori:9164.5238
Texto: Fran Lima

 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993