FME comemora destaque conquistado em 2011

O fato de ter sido cidade sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no ano passado, de ser o município escolhido recentemente para sediar a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e ainda, de receber a 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) foram algumas das principais conquistas da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) desde o início desta nova gestão. "Desde quando assumimos o compromisso de renovar e resgatar o esporte criciumense traçamos um objetivo e decidimos segui-lo até o fim", lembrou o presidente da FME, Renato Valvassori.

Esse objetivo que foi alcançado deu resultados que surpreenderam o próprio município, mas que sem dúvida alguma surpreendeu todo o Estado. Segundo o presidente, a imagem que Criciúma resgatou no meio esportivo despontou a cidade para novos investimentos nesta área. "As outras cidades passaram a nos olhar com mais respeito. Criciúma há muito tempo não conseguia figurar entre as cidades mais fortes no esporte, hoje esta história já mudou. É uma nova fase para o esporte criciumense", destacou.

Para que estes resultados pudessem ser concretizados, muito trabalho foi feito por parte da entidade. Um dos primeiros passos foi o reforço no trabalho de base que estava estagnado. "Nosso intuito foi investir naqueles que estão iniciando, para que muitos atletas tivessem a oportunidade de mostrar o seu talento e defender Criciúma nas competições. Um exemplo é a modalidade do atletismo, que nas principais disputas estaduais teve as equipes com quase 100% daqui", disse Valvassori.

Além do atletismo, muitas outras modalidades são apontadas por Valvassori. Entre elas estão o tênis de mesa, natação, o handebol masculino e feminino, a bocha rafa vollo feminina que segundo o presidente foi um dos destaques nos JASC, o traithlon que também conquistou um bom desempenho na competição.

"Nossa ginástica também, pela primeira vez na história conseguiu formar equipes completas para nos representar. O ciclismo que na Olesc e nos Joguinhos se encheram de medalhas e o tiro ao prato que sempre mostra com muita força e dedicação o trabalho desenvolvido durante o ano. São os resultados de muito trabalho feito pelos nossos treinadores que nos deram bons frutos", comentou o Valvassori.

Novas modalidades

É inevitável não comentar também das modalidades que Criciúma não tinha e que graças ao esforço de muitos estão sendo praticadas na região. É caso do punhobol, que devido a uma parceria com a SATC o esporte vem sendo procurado por muitos e o principal, todos os atletas são da nossa região e nos defenderam nos JASC.

Assim como o punhobol que fazem dois anos que surgiu no município, Criciúma a partir do próximo ano terá a pratica do bolão. Com a pista que está fazendo o maior sucesso, construída no Parque das Nações Cincinato Naspolini para os Jogos Abertos a FME já está providenciando para o próximo ano um técnico que irá difundir este esporte na cidade. "A procura pela pratica do bolão já está grande. Já estamos fazendo contato com um técnico que é de Caçador e no ano que vem virá morar em Criciúma. O intuito será criar um trabalho de base do bolão, além de projetos sociais", explicou.

O presidente ressalta que o trabalho com a bocha rafa vollo será fortalecido. "Competições regionais irão movimentar a nossa bocha que foi muito bem nos Jogos Abertos", falou o presidente.

Principais conquistas:

Olesc 2011: Criciúma campeã
Joguinhos 2011: Criciúma vice-campeã
Jogos Abertos 2011: Criciúma vice-campeã

Mais informações:
Renato Valvassori: 9164.5238
Texto: Fran Lima
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br

 

 

 

 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993