A noite de quinta-feira (22) será muito especial para 18 alunos do Proeja, que concluíram o curso profissionalizante e recebem o diploma no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), realizado em parceria com a secretaria do sistema de Educação.
O aluno Francisco Gonçalo de Oliveira conta que sempre foi uma pessoa desacreditada das coisas. "Há dois anos fui convidado a entrar no Proeja e hoje só tenho a agradecer a Deus". O curso tem como objetivo contribuir para que os estudantes tenham uma base profissional.
Segundo a coordenadora do Proeja, Cenilda Alexandre Coelho, o curso é voltado para aqueles que desejam aprender algo diferente. "Queremos colocar cada pessoa em um rumo, pois quando elas saírem daqui já terão uma maior chance de conseguir um emprego", afirma.
As aulas aconteceram entre outubro a dezembro, das 13h30 às 17h30, segunda e quinta-feira. Os estudantes participavam do projeto a tarde e estudavam no Proeja à noite. Para Francisco, durante os três meses foi possível aprender muitas lições com os professores e os companheiros de estudo.
"O Curso foi muito útil, tem professores bons e administração boa. Estudei muita coisa, que talvez nunca imaginava. Também estou conseguido lidar melhor com as pessoas, com os clientes e ter um comportamento melhor. Aprendi a avaliar o trabalho e respeitar o direito dos outros", afirma.
De acordo com o estudante, as aulas foram tão boas que ele vai indicar outras pessoas para participarem do projeto. "Vou aconselhar o meu filho e meus amigos a fazer, porque isso mudou a minha vida", ressalta. Francisco pretende trabalhar na área de eletromecânica.
Mais informações:
Cenilda: 3431.0003
Texto: Mateus Mastella
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br