A Casa da Família (CRAS) do bairro Renascer forma, na próxima segunda-feira (5), sete mulheres do curso de pintura imobiliária e moveleira. O prefeito Clésio Salvaro e o vice Marcio Búrigo participam do evento ao lado da secretária do Sistema Social Geovânia de Sá, na própria instituição.
Segundo a coordenadora do programa "Reconstruindo a cidadania", Monica Elizabeth Dare, a realização do projeto ocorre em parceria entre a Secretaria do Sistema Social, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Farben. "Trata-se de um projeto de extensão e dentro dele esta incluído o curso de pintura moveleira e imobiliária. As instituições se engajaram nesta campanha para dar oportunidades às pessoas que não tem", afirmou.
O curso começou no mês de agosto e encerrou em novembro, totalizando 32 horas aula. Inicialmente a turma teve aulas teóricas no CRAS com duas alunas do curso de Engenharia Civil da UNESC e depois o curso passou a ser ministrado nas dependências da indústria Farben. A empresa disponibilizou um laboratório dotado de todos os equipamentos necessários para o treinamento.
Para Fernando de Oliveira Martinhago, assistente técnico da Farben, as mulheres se dedicaram bastante no curso e possuem condições de enfrentar o mercado de trabalho. "Apresentamos para elas os conceitos básicos de pintura de móveis e imóveis. O envolvimento foi geral e dedicaram-se ao curso como um todo. Com apenas três encontros na empresa, algumas se destacaram e com certeza conseguiriam um emprego", afirmou Martinhago.
Uma das alunas do curso de Engenharia da Unesc e professora da capacitação, Thais Souza, inicialmente as mulheres acham que o curso não é para elas. "Elas ficaram meio recuadas, mas depois fomos mostrando como era normal, já que hoje o mercado está aberto para todas as pessoas", declarou Thais.
As aulas teóricas explicavam como as como as mulheres podem lixar móveis e paredes, além das fases da construção civil. "Explicamos todo o conceito de lixação, tanto de móveis como imóveis e mostramos tudo o que acontece na construção civil", relatou Thais.
Mais informações:
Monica Elizabeth Dare/91074063
Thais Souza/96383301
Fernando de Oliveira Martinhago/21014300