A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul vai realizar até o mês de dezembro o mutirão contra a dengue no município. A ação teve início essa semana e vai acontecer em todos os bairros da cidade, área rural e empresas. Agentes de saúde, enfermeiras e a comunidade participam da atividade, cujo objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor e promover iniciativas de prevenção à doença.
De acordo com o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira o diferencial esse ano durante a campanha será o reconhecimento. As famílias que estiverem em dia com os cuidados receberão o selo: residência livre do mosquito da dengue. "O adesivo será colocado na casa para alertar e mostrar que aquele morador tem responsabilidade, coloca em prática a prevenção, é um exemplo na comunidade e esta nos ajudando nesse combate tão importante contra o mosquito que pode provocar a morte de uma pessoa. São cuidados simples que fazem a diferença. Por isso a gente pede para que as pessoas recebam nossos profissionais e se atentem para essa questão, principalmente nessa época do ano, quando os casos podem ser ainda maiores por causa do verão", destaca.
A aposentada, Marta Mendonça é uma das moradoras que recebeu o selo. "Eu procuro sempre fazer o possível para ajudar porque a gente quer saúde. Nós estamos correndo risco de vida por causa de um mosquito que pode ser resolvido por nós mesmos", afirma.
Segundo o agente epidemiológico, Joel Padilha a meta é atingir todas as residências do município. "As agentes inspecionarão as ruas e imóveis da região, eliminando os depósitos que possam proliferar larvas do mosquito da dengue, como garrafas PET, vasos, pneus velhos, entre outros. O município já registrou foco do mosquito, por isso a preocupação. Queremos que as pessoas nos ajudem de forma consciente a prevenir. Cada um precisa fazer a sua parte".
Cocal do Sul possui 65 armadilhas e 11 pontos estratégicos. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, água parada limpa ou pouco poluída.
O que fazer para combater a Dengue
– Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
– As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Quais os sintomas da Dengue?
Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, no corpo e por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode apresentar também dor nas juntas e manchas vermelhas na pela.
Mais informações pelo telefone: 9974-0112, Sidney.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574