O prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto e o vice-Valdemar Bettiol acompanharam nesta manhã, 11, a última vistoria técnica da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) conduzida pela engenheira, Leia Carolina Lisowski. A vistoria também contou com a participação do técnico do Samae, Ângelo Sartor e o da administração Nelson Rosso, bem como, do procurador do município, Rafael Colombo. A implantação do projeto visa oferecer coleta e tratamento de esgoto e auxiliar na minimização de impactos causados ao meio ambiente. A bacia de decantação será construída no terreno em frente à área industrial II, na SC-442.
A equipe avaliou o terreno para a construção da obra e as localidades que serão beneficiadas. De acordo com a engenheira o projeto de Cocal é um dos melhores. "Esta muito bom e o município deve segui-lo a risca. Pela parte técnica, ele já sai daqui liberado, cabendo apenas à Brasília a liberação do recurso que, se aprovado, a previsão é iniciar as licitações já em janeiro", ressalta.
A obra será executada pelo SAMAE e o município trabalha a mais de três anos para que esse projeto seja colocado em prática. Ele foi dividido em três partes para a busca de recurso. "O valor da primeira parcela é de pouco mais de R$ 3 milhões e, se aprovado, prevê a implantação do sistema de esgotamento sanitário e a rede coletora de esgoto. O que vai implicar diretamente em melhorias a qualidade de vida, beneficiando neste primeiro momento, quase duas mil pessoas, ou seja, 480 famílias que compreendem alguns bairros do município", explica o prefeito, Bortolatto.
O esgoto hoje no município é encaminhado nas galerias de águas pluviais ou diretamente aos corpos de água da região. A cidade possui cerca de 1% de esgoto tratado, ou seja, toda a população de Cocal ainda faz uso de fossas, valas e mananciais para lançar seus efluentes.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574