Prefeitura de Criciúma lança projeto para estimular a amamentação por mais tempo

 

Gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz em Criciúma estão recebendo um apoio extra para amamentarem seus bebês pelo máximo de tempo possível. A prefeitura está distribuindo desde o pré-natal e também durante os meses de amamentação, a pomada Art'Lan, que previne a rachadura do bico dos seios.

"Este tipo de ferida, provocada pelo próprio bebê, causa sangramento e muita dor, e é apontada como a causa de 60% da desistência da amamentação por parte das mulheres", afirma o Secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Silvio Ávila Júnior.

A ação faz parte do projeto "Prefeito Amigo da Criança", título que a cidade está buscando conquistar junto à Abrinq. A distribuição da pomada começou a ser feita em setembro. Estão recebendo o produto mulheres com seis meses de gravidez em diante e que fazem o pré-natal pela rede municipal de saúde. Elas continuam utilizando o medicamento até pararem de amamentar. "Basta ir ao posto de saúde com a receita médica e fazer o pedido", informa Silvio, destacando que cerca de 1.000 mulheres devem ser beneficiadas por mês, que representa 100% das gestantes e mães de bebês atendidos pela rede municipal.< /p>

O secretário conta que o objetivo da ação é garantir com que a mãe se sinta bem e confortável, e assim, amamente o máximo de tempo possível. "É um trabalho de prevenção, com resultados de longo prazo. No futuro, teremos crianças mais saudáveis, tanto do ponto de vista psicológico quanto fisiológico, e que utilizarão menos os serviços de saúde", explica.

O secretário, que é Farmacêutico, conta que foi pesquisar no mercado sobre os tipos de pomadas que existiam para este fim, e acabou encontrando a Art'Lan. E para sua surpresa, a Artmed, empresa fabricante, era de Santa Catarina, com sede em Palhoça.

"Havia outros produtos similares no mercado, mas o Art'Lan era a melhor alternativa em termos de padrão de qualidade, principalmente no que diz respeito à pureza da pomada e sua boa procedência", garante.

Sobre o Art'lan

A pomada Art'Lan é fabricada pela indústria farmacêutica Artmed, localizada no município de Palhoça. Trata-se de um creme que hidrata e prepara o bico do seio para a amamentação, evitando rachaduras, fissuras e dor no local, principal motivo que faz as mulheres desistirem de amamentar. O produto também atua como cicatrizante, para o caso de mulheres que já apresentam o problema.

A inovação está na sua matéria-prima: a lanolina (derivada da lã do carneiro) ultrapurificada para o grau médico, importada com exclusividade da Inglaterra. "Existem outros produtos semelhantes no mercado, mas que contêm componentes tóxicos como óleos e conservantes. O Art'Lan é o único totalmente atóxico, que não faz mal para o bebê", assegura o presidente da empresa e farmacêutico, Adolfo Cabral Filho.

Devido a sua propriedade hidratante, o Art'Lan também pode ser usado em toda a mama para evitar o aparecimento de estrias e no próprio bebê, para prevenir assaduras.

Com apenas um ano de existência, a Artmed já contabiliza venda de 10 mil unidades por mês. O produto é receitado por cerca de 1.000 médicos de SC, PR, RS e MG. "A aceitação tem sido realmente muito grande por parte dos profissionais de saúde e pacientes. Esperamos chegar ao final do ano com venda mensal de 40 mil unidades", prevê o empresário, destacando que a empresa tem capacidade de produção de 1 milhão de unidades/mês. O produto, embalado em bisnagas de 40 gramas, é encontrado em farmácias, hospitais e clínicas.

O Art'Lan tem todos os registros exigidos pela Anvisa e antes de ser comercializado no Brasil, passou por um criterioso estudo clínico. Os testes foram realizados entre 2005 e 2006, em Ribeirão Preto, com 1.000 mulheres, e provaram que o Art'lan previne rachaduras e ameniza em 90% o problema em 48 horas.

 

Mais informações: Silvio Ávila Júnior: 9164.5351

Colaboração: Roberta Carvalho Sandreschi/ Assessoria Grupo Connex

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993

www.criciuma.sc.gov.br