Unidades de saúde atendem aos sábados

Portas abertas, equipes de saúde a postos. Assim começou o sábado, 22, para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Içara que trabalham nas unidades dos bairros Jaqueline, Raichask e Demboski.

 


Desde as 8 horas da manhã, procedimentos de prevenção e cuidado com a saúde da mulher foram realizados. Palestras, testes rápidos de HIV e hepatites B e C, medição de pressão arterial, consultas clínicas, exames preventivos de colo de útero, e requisições para mamografias. Tudo isso com pausas para sorteios de brindes, em um ambiente decorado e agradável.

 


Na unidade de saúde do bairro Jaqueline, a fonoaudióloga Solange Castagnel fez triagens auditivas na população por meio de uma cabine audiométrica. O aparelho permitia à profissional identificar se o paciente tinha alguma deficiência auditiva e em que estágio ela se encontrava. As pessoas que apresentaram esta dificuldade foram encaminhadas, hoje mesmo, pela unidade de saúde a um especialista.

 


"Detectando desde cedo, podemos evitar que o problema se agrave, tanto em crianças quanto em idosos. Quanto mais cedo a descoberta, mais eficaz pode ser o tratamento", destacou a fonoaudióloga.

 


Homens no alvo

 


Apesar de o Outubro Rosa ser um mês de ações em prol da saúde da mulher, os homens também receberam espaço. Eles participaram das palestras e tiveram acesso às consultas. As enfermeiras-responsáveis estavam otimistas. "O movimento está intenso. A comunidade respondeu de forma positiva. Muitos homens também vieram fazer consultas e participar das palestras. Isso é bom para toda comunidade", destacou Viviane Serafim, enfermeira responsável no bairro Jaqueline.

 


Todas as ações fazem parte do Outubro Rosa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Içara. As unidades permanecem abertas à comunidade até as 18 horas deste sábado, 22.

 


Karol Carvalho
(48) 3431-3500

Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara