Saúde oferece atenção especial à população negra

Criciúma é a única cidade da região sul a aderir a política de saúde especial à população negra, tendo como referência a capital do Estado. Um decreto de atenção à saúde da população negra será assinado na tarde de hoje (13), às 17h15 min, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Ato contará com a presença de representantes do governo, entidades e profissionais da saúde, educação e instituição de ensino superior.

No encontro, será criado um comitê que promoverá o fortalecimento com os cuidados da saúde dos afrodescendentes. As principais doenças relacionadas aos negros se manifestam com maior intensidade são deficiência de glicose, hipertensão arterial, diabetes, síndromes hipertensivas na gravidez e a que mais causa preocupação, anemia falciforme – doença que os afrodescendentes trazem nos genes e causa má formação das hemácias. "O tratamento oferecido será igual e especial para as pessoas de cor negra. Com isso, a população terá um acompanhamento e tratamento eficaz das patologias que acometem a raça negra", explica o secretário do sistema de Saúde, Silvio Ávila Júnior.

Para a coordenadora operacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), Geórgia dos Passos Hilário, o decreto é uma conquista da comunidade negra que ainda sofre com o preconceito racial. "Para nós representa um marco histórico em Criciúma. Geralmente somos lembrados somente em datas específicas e sermos mencionados hoje é uma demonstração de respeito", comemora Geórgia.

 

Mais informações: Silvio Ávila Junior: 9164.5291

Geórgia Hilário dos Passos: 3445.8170

Texto: Morgana Réus

morganareus@criciuma.sc.gov.br

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0038 ou 9162.8993

www.criciuma.sc.gov.