Com benção e orações em homenagem ao dia de São Francisco, protetor dos animais, a primeira etapa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Criciúma foi inaugurada no fim da tarde de hoje (4), no bairro Renascer. Cerimônia que contou com a participação do Padre Samiro Meurer faz parte do cronograma de comemorações dos 1000 dias de Governo.
O propósito da obra é oferecer ao Município segurança sanitária e melhores condições de vida aos animais abandonados na rua. Para o secretário do sistema de saúde Silvio Ávila Júnior, a construção do CCZ é uma ação que vai refletir na vida de todas as pessoas. "Temos muito que agradecer a comunidade desta região que nos acolheu e entendeu a importância da obra", disse o secretário.
O promotor do Ministério Público Federal em Criciúma, Dr. Darlan Dias discursou na mesma linha de pensamento que o secretário. Ele destacou a força de vontade das Organizações Não Governamentais (ONG's) protetora dos animais. "Esta obra merece nossos parabéns, assim feito a comunidade que entendeu que não se trata de um depósito de animais, e sim uma clínica. O lugar vai embelezar o bairro", destacou o promotor.
No Centro de Controle de Zoonoses os animais serão recolhidos, tratados e curados. Depois disso, serão disponibilizados para adoção ou devolvidos para o local de origem. A obra que foi executada em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e o Ministério Público Estadual e Federal conta nesta primeira etapa com canil e gatil, torre reservatório d'água, guarita, curral e baia (para cavalos e bois), rampa de lavação, instalação elétrica e hidráulica além de pavimentação interna.
Até o momento, já foram investidos no local cerca de R$ 540 mil. O Município investiu com colaboradores, móveis e equipamentos aproximadamente R$ 120 mil. A presidente do Comdema Ângela Mello acredita que o Centro de Controle de Zoonoses vai contribuir com o cidadão porque evita ataques e doenças. "A população precisa ter consciência do que é a obra e qual trabalho deve ser realizado ali dentro", ressalta Ângela.
O prefeito Clésio Salvaro, considera o CCZ de suma importância para o município e proporcionará qualidade de vida para o criciumense. "Passamos muitas dificuldades para construir esta obra. Quero agradecer a todas as pessoas que lutaram conosco para que ela pudesse ser entregue neste dia de São Francisco, o protetor dos animais. Tivemos muitas rejeições, mas, conseguimos mostrar a importância do projeto e isso é o mais importante", salienta o chefe do Executivo.
Mais informações:
Silvio Ávila Júnior/ 9164 5291
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação