Nesta quarta (21), a Fundação Municpal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF), estará distribuindo mudas de árvores à população em geral das 09:00 às 11:00h da manhã na praça da prefeitura municipal.
A FUMAF disponibilizará 700 mudas de árvores nativas adquiridas através do convênio MJ/SDE/FDD Nº 064/2010, aos professores e escolas participantes do curso Meio Ambiente x Educação Ambiental, Qualificado a Vida através da Cidadania e Preservação.
A FUMAF em parceria com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Econômico estará nos próximos dias realizando a retirada de algumas árvores "debilitadas" e realizando o plantio de novas árvores ao longo da Avenida XX de Maio.
VOCÊ SABIA?
As árvores atuam como coletoras de gás carbônico;
Evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água;
Contribuem para as correntes subterrâneas e a manutenção dos rios;
As telas naturais feitas de árvores e arbustos, reduzem significativamente a poluição acústica;
Servem de barreira visual;
Suavizam os perfis dos edifícios;
O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira;
As árvores são um meio de "refrigeração" natural.
A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas "ilhas de calor" que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor.
As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
As barreiras naturais contra o vento, bem situadas e cuidadas, aumentam significativamente o rendimento das colheitas em comparação com os campos sem proteção. Criam um micro clima mais favorável para os cultivos, reduzem o efeito do vento e do calor sobre as colheitas e evitam ao mesmo tempo as perdas na camada superior do solo e reduzem as perdas de umidade do mesmo.
As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.
Os bosques, além de ter um grande valor como habitat para a fauna têm um valor extraordinário como matéria prima para fármacos. Um de cada quatro produtos farmacêuticos usados no mundo procede de uma planta que cresce num bosque.
As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes.
As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranqüila, relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.
FAÇA SUA PARTE… PLANTE ÁRVORES!
IN-002/2011-Dispõe sobre a adoção de medida compensatória e mitigadora aos impactos negativos sobre o meio ambiente, pertinentes das atividades de supressão e poda de vegetação no município de Morro da Fumaça
DA ÁRVORE EM ÁREA PÚBLICA:
Art.14 – O corte para fins de poda ou abate de árvores de arborização pública é de competência exclusiva do Município.
§ 1º – Em caso de necessidade de poda ou extração de árvore em local público, o interessado deverá solicitar o serviço, através de requerimento em formulário próprio no setor de protocolo da FUMAF.
§ 2º – É proibido ao contribuinte executar ou mandar executar poda e supressão em árvores das vias, praças e parques públicos.
§ 3º – Será permitido, mediante autorização especial, expedida pela FUMAF, a poda das árvores de via pública, a profissionais ou empresas especializadas, devendo, obrigatoriamente, serem obedecidas normas e técnicas indicadas pela FUMAF.
Art.15 – É proibido matar ou danificar árvores de ruas, praças e parques públicos, por qualquer modo ou meio.
Ana Paula Widmar/Bióloga/FUMAF/Morro da Fumaça-SC.
Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça – FUMAF
Fone: 3434-4497
E-mail: fumaf@morrodafumaca.sc.gov.br