A campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada até quarta-feira (31), enquanto que a do sarampo segue até dia 16 de setembro. A Vigilância Epidemiológica de Criciúma, por meio da secretaria do sistema de Saúde divulga o balanço da campanha e aponta que 11.459 crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a poliomielite, o equivalente a 92%. A expectativa era vacinar 12.457 da população infantil. Também foram vacinadas nesta campanha 12.860 crianças contra o sarampo. Um número que corresponde a 86% do público alvo (um a sete anos).
Conforme informações do secretário da pasta, Sílvio Ávila Júnior, a quantidade de menores vacinados está abaixo do esperado. "Reforçamos aos pais que se comprometam a levarem seus filhos às unidades de saúde e garantir a erradicação dos vírus do sarampo e da poliomielite", enfatiza Ávila.
Apesar de a campanha contra a paralisia infantil não ter atingido a meta preestabelecida pelo Ministério da Saúde, o gerente da Vigilância Epidemiológica, Paulo Hansen avisa que a vacina possui uma cobertura muito boa desde outras campanhas e a circulação do vírus está longe. "Nós não atingimos a meta até a data oficial, mas vamos prorrogar até o dia 31 de agosto. Se não chegarmos até o dia estipulado, vamos ter que disponibilizar profissionais para bater de casa em casa", enfatiza Hansen.
Segundo ele, poucas crianças foram vacinadas contra o sarampo por dois motivos. "Um deles é a diminuição dos postos de vacinação por causa da vacina do sarampo ser injetável e se faz necessário a presença dos pais. O outro é porque muitos pais não deram tamanha importância. As pessoas não lembram que a vacina não é 100% eficaz. Ela tem 95% de eficácia, mas a cada cinco anos, mesmo as crianças que já foram vacinadas podem compor o grupo que sustenta o vírus", alerta.
Hansen comunica que a defasagem da vacina está na faixa etária dos cinco a seis anos. "Foram registrados 29 casos suspeitos em Criciúma, porém, nenhum confirmado. No Rio Grande do Sul três foram notificados. Todos importados da Europa, inclusive uma destas manifestações foi em uma criança já vacinada", informa Hansen.
Horário de atendimento das unidades de saúde
As unidades de saúde dos bairros Sangão, São Roque, Verdinho, Colonial, São Marcos e Mãe Luzia estarão disponíveis até às 13 horas.
As Estratégias de Saúde da Família (ESF) funcionarão das 8 horas às 17 horas. Já a Policlínica, a regional da Santa Luiza, Mina do Mato e os 24 horas estarão abertos sem fechar ao meio dia.
Mais informações: Sílvio Ávila Júnior: 9164.5291
Paulo hansen: 9994.2477
Texto e Foto: Morgana Réus
morganareus@criciuma.sc.gov.br
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br