A comunidade terapêutica Desafio Jovem de Criciúma foi beneficiada com a sanção do Decreto Legislativo nº 074 de 3 de agosto de 201. Este Decreto dispõe de repasse de recursos financeiros públicos, vindos do Ministério da Saúde, por 12 meses, para o custeio e manutenção da utilização de leitos de acolhimento de usuários de crack e outras drogas, residentes em Criciúma.
Para o diretor da entidade, ex-vereador Vânio de Oliveira isso foi uma grande satisfação. "É um momento histórico, pois, o Governo está ajudando principalmente aquelas famílias que não possuem condições financeiras de manter seus filhos dependentes químicos em uma comunidade terapêutica", disse ele. O vice-prefeito Márcio Búrigo destacou estar orgulhoso desta ação do Governo, pois, é uma demonstração de que são ajudadas as pessoas mais frágeis, aquelas que realmente precisam.
No mesmo ato, o prefeito Clésio Salvaro, por meio do Decreto nº 537/11, de 4 de agosto de 2011, declarou a mortalidade materna, infantil e juvenil como um dos problemas prioritários de saúde pública no município, quando instituiu o comitê Municipal de Mortalidade Materna Infantil e Juvenil. Este comitê vai representar as secretarias do sistema de saúde e social, os hospitais Santa Catarina, São José e São João Batista, os conselhos municipais dos Direitos da Mulher e de Saúde e a Unesc (Universidade do Extremo Sul do Estados de Santa Catarina).
Para o prefeito Clésio Salvaro os Decretos simbolizam grandes projetos. Todos eles feitos para beneficiar as pessoas. "Temos atualmente em andamento 136 obras, mas, nenhuma delas tem tanto valor quanto as ações que são voltadas para o cidadão", declarou Clésio.
Texto e fotos: Kênia Pacheco/ JP 04580 SC
Diretoria Executiva de Comunicação