Pecuaristas da região se reúnem em Cocal para intensificar produção de gado de corte e leite. Região Sul é a segunda maior do Estado na produção.

Intensificar a produção de gado leiteiro e de corte na região Sul. Este foi o objetivo do II Encontro Regional de Gado e Corte de Leite realizado nesta quinta-feira, 14, em Cocal do Sul. Mais de 100 pecuaristas e técnicos dos municípios de Cocal, Morro da Fumaça, Siderópolis, Urussanga, Ermo, Meleiro, Criciúma, Braço do Norte, Orleans e Içara participaram.
O evento foi realizado pela Epagri em parceria com a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul e antecede a II Expofeira (Exposição de Gado de Corte e Leite de Cocal). O encontro foi ministrado pelo renomado, Humberto Sorio, professor da Universidade Federal de Passo Fundo. Para ele, a garantia de uma produção rentável depende da organização, qualidade genética do gado e, principalmente, a pastagem. "Para isso se faz necessário a prática do sistema Voising, onde o agricultor divide a pastagem em grande número de parcelas para fazer com que o gado coma na quantidade certa. Essa técnica vale tanto para o gado de leite quanto para o de corte. Ela faz com que o pecuarista aumente a produção e, consequentemente, agrega qualidade no seu produto", explica.
Raças e cruzamentos para a bovinocultura de corte familiar também foi discutido durante o encontro através do médico veterinário, Marcelo Bortolan. A região Sul do Estado possui 10.300 propriedades rurais. Dessas mais da metade tem pecuária. De acordo com o gerente Regional da Epagri, Renato Bez Fontana o objetivo dessas iniciativas é estimular o agricultor para que ele possa ter uma renda mensal ou freqüente. Esta é uma alternativa segura e nós entendemos que podemos melhorar muito mais. Para isso, o agricultor precisa ser produtor de pastagem, antes de ser de gado", destaca.
Em Cocal do Sul, apesar das propriedades serem pequenas, o incentivo já faz a diferença na prática. Segundo o prefeito, Nilso Bortolatto hoje, mais de 100 pecuaristas produzem leite ou gado de corte. São mais de 3500 cabeças de gado. "Nossas propriedades são pequenas, mas todas com potencial de expansão. Algumas já adoram o sistema de pastagem com o acompanhamento da Epagri. Além disso, criamos a Expofeira, Exposição de Gado de Corte e Leite no município para promover crescimento e servir de referência para a região",
O trabalho de capacitação dos pecuaristas acontece em todo o Estado. O setor cresceu significamente nos últimos anos. Hoje o Brasil produz 29,2 bilhões de litros de leite, desses 8,2 são produzidos em Santa Catarina. Esta produção é um dos fatores de maior estabilidade social e esta sendo cada vez mais valorizado, animando o agricultor. Crescimento que se justifica pela organização dos agricultores que até então não existia.

Mais informações pelo telefone 9954.3170, engenheiro agronomo Cleiton

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574