Segundo a coordenadora da vigilância em saúde, Joice Savi, a imunização nas escolas encerra hoje (17). "A meta é vacinar 1.500 crianças com esta ação que se estende até 1º de julho. Grande parte das creches da área central já recebeu a visita da vigilância", ressalta Joice.
Além de vacinar os pequenos contra a pólio, os agentes de saúde aproveitam o momento para avaliar se a carteira de vacinação está em dia e pedem que os professores orientem os pais caso alguma esteja atrasada. Em muitos casos, por exemplo, a segunda dose da imunização do H1N1, que deve ser feita 30 dias após a primeira, já havia passado do prazo.
De acordo com Joice, a maior preocupação é a baixa procura pela vacina. "É necessário que os pais levem seus filhos aos postos de saúde. Até o momento, apenas 1.771 foram imunizados em todas as unidades de saúde, sem contar é claro, as crianças atendidas nas creches", explica. Em Criciúma, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 12.457 crianças, o que corresponde a 95%.
Dia D
Amanhã (18) será o dia "D" da campanha, onde estarão trabalhando 370 profissionais em 80 postos de atendimento distribuídos pelo município. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8 horas e se estenderão até às 17 horas.
Além das 46 unidades de saúde, sete barreiras estarão instaladas em locais estratégicos da cidade, além de postos volantes de vacinação na rodoviária, nos terminais municipais dos bairros Pinheirinho e Próspera, nos supermercados, no Criciúma Shopping e nas praças Nereu Ramos e Domenico Sonego. Alguns bairros também terão postos volantes, que ficarão instalados nas escolas ou centros comunitários. São eles: Naspolini, Maria Céu, Pedro Zanivan, Jardim Esteves, São Francisco, Jardim Angélica, Anita Garibaldi e loteamento São José. Os colégios Marista e Michel também terão equipes disponíveis.
Confira os locais em que as barreiras serão instaladas:
Acesso ao aeroporto de Forquilhinha/ Santa Luzia Rótula de acesso
Acesso ao Jardim Angélica Rótula de acesso
Acesso a Cocal do Sul Posto de gasolina após o acesso ao hospital São João Batista
Acesso ao Rio Maina e Siderópolis Após a rótula defronte a loja Pisoforte (Rio Maina)
Após a rótula defronte a agropecuária (Siderópolis)
Avenida Centenário Próximo a rótula, sentido centro – Mina Quatro
Acesso ao bairro São Luiz Rótula de acesso
Igreja católica do bairro São Cristóvão – Estacionamento
"A nossa expectativa é atingir a meta até o final da campanha", afirma Joice Savi. Em 2010, a meta foi atingida, chegando a 95% de crianças imunizadas em Criciúma.
Durante a campanha as unidades de saúde estão realizando atendimento das 7 horas até às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, exceto as unidades de saúde dos bairros Sangão, São Roque, Verdinho, Colonial, São Marcos e Mãe Luzia que atendem até às 13 horas. Já a Políclinica, a regional da Santa Luiza, Mina do Mato e as unidades 24 horas estão abertas sem fechar ao meio dia.
Mais informações:
Joice Savi: 9121.3986
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br