A semana começou com avaliação dos alunos que fazem parte do projeto de Iniciação Esportiva "Oficina do Atleta" do Departamento Municipal de Esportes de Cocal do Sul. Até o final da semana, os participantes nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, handebol e caratê precisam apresentar o boletim escolar para analise dos rendimentos.
O diretor de esportes, Manoel Jeremias explica que a média das notas em todas as disciplinas é uma exigência para que o aluno possa participar do projeto. "As notas serão avaliadas e aqueles que estiverem abaixo da média serão orientados neste primeiro momento. Quem não recuperar, na próxima avaliação será afastado por 30 dias para que se atenha aos estudos", ressalta.
O futsal foi uma das primeiras modalidades a receber os boletins. De acordo com o professor, Jean Reis 95% dos alunos estão com notas acima da média. "Esta é uma forma de conscientizar e estimular a criança e o adolescente para os estudos. Eles praticam o esporte porque gostam, não obrigamos ninguém a participar, mas exigimos uma contrapartida, neste caso, a responsabilidade com os estudos", afirma.
Para o aluno, Jéferson Martins Souza, 12 anos, esta é uma iniciativa que motiva. "Durante esses três anos na escolinha de futsal sempre procurei melhorar minhas notas para poder freqüentar os treinos. A condição é legal e nos ajuda a não esquecer das nossas obrigações", destaca.
O rendimento escolar foi implantado no ano passado e em 2011 também será acompanhado e registrado pelos orientadores pedagógicas da rede municipal. "A gente espera ter um acompanhamento preciso para mostrar que o esporte esta presente na vida do aluno de forma construtiva. Hoje, cerca de 500 alunos participam do projeto. A expectativa é de que 85% desses alunos mantenham a média escolar", finaliza Manoel.
Outras informações pelo telefone: 9933.7180 (Manoel).
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574