Criciúma solicita esclarecimentos ao Ministério do Desenvolvimento Social

O governo municipal, por meio da secretaria do sistema Social, fará um pedido de esclarecimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sobre o resultado do processo de seleção para construção do Restaurante Popular. No início do ano, Criciúma se inscreveu no processo no qual foram avaliados critérios sócioeconômicos de cada cidade inscrita. Ao todo, 11 cidades estão habilitadas para receber o restaurante, mas apenas cinco vão ser contempladas. Criciúma ficou com a sexta colocação fazendo parte do cadastro de reserva.

As cidades que foram selecionadas estando habilitadas para a implantação do restaurante foram: Parauapebas (PA), Varginha (MG), Camaçari (BA), Araraquara (SP) e Itabira (MG). De acordo com o MDS, caso ocorram desistências de selecionados ou estes não alcancem todos os requisitos para a contratação, ou ainda, se recursos adicionais forem disponibilizados, poderá haver uma segunda chamada, respeitada a ordem de classificação.

No entanto, de acordo com a secretária municipal do sistema Social, Geovânia de Sá Rodrigues, no resultado do processo de seleção não foram divulgadas as pontuações que cada cidade conquistou. "Estamos solicitando junto ao Ministério para que seja divulgada esta informação para que possamos saber o resultado que nosso município alcançou. Em relação aos critérios avaliados, Criciúma não difere tanto dos municípios contemplados", ressaltou.

Restaurantes Populares são unidades de alimentação e nutrição que visam atender aos trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. As unidades trabalham com a produção de alimentos saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis.

O MDS apóia a instalação de Restaurantes Populares através de financiamento de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos e capacitação e formação profissional na área de alimentação e nutrição. Os restaurantes populares são instalados preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com população superior a 100 mil habitantes.


Mais informações:
Geovânia de Sá Rodrigues: 9164.5304
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br