Equipes de natação praticamente definidas para o JASC

Está praticamente tudo pronto para a equipe de natação da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma/ Colégio Marista/ Unesc disputar a 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. "Estamos com 95% dos atletas definidos. No masculino nossa meta é ficar entre os três primeiros colocados. Já no feminino a equipe é nova, mas sabemos que elas irão representar bem a cidade. Estamos treinando muito para que isso aconteça", comentou o técnico, Carlos Henrique Fernandes. Os jogos ocorrem no município de 10 a 20 de novembro.
Alguns reforços para o Jasc já foram feitos pela modalidade. No masculino, Eduardo Duarte já confirmou presença na competição. O nadador natural de Curitiba treina pelo Clube Curitibano e estará na disputa representando Criciúma. "Eduardo é um atleta de nível internacional. Sabemos que possui um bom nível técnico, por isso o interesse de trazê-lo para a cidade em novembro. Atualmente, eu passo as orientações pra ele e ele treina na sua cidade de origem", comentou Fernandes.
No feminino, duas contratações já foram confirmadas. Gabriela Zimmerman de Blumenau, que já competiu por Criciúma no ano passado, retorna esse ano com a expectativa de garantir excelentes resultados. Em 2010, Gabriela foi classificada como a 4ª melhor nadadora do Brasil na prova de 400m medley.
Outra nadadora que também vem conquistando espaço e obtendo boas referências no Estado é Bárbara Lopes de Curitiba. Bárbara compete atualmente, no Clube Curitibano e virá à Criciúma especialmente para os Jasc. "As duas atletas são de nível sul brasileiro. Acredito que irão contribuir muito para o nosso resultado ser extremamente positivo", disse o técnico.
Segundo ele, Joinville e Florianópolis são as cidades que estão mais preparadas para esta modalidade. "Sabemos que mais uma vez o desafio não será fácil, mas estamos nos preparando muito para mostrar e divulgar o nosso potencial. Aqui, também, possuímos atletas com grande nível técnico", ressaltou.

Criciúma berço de grandes atletas na natação
Mesmo contratando reforços, Criciúma possui grandes destaques que também farão a diferença na competição este ano. É o caso do jovem Leonardo Schilling que já há algum tempo vem mostrando que pode ser classificado como o destaque da equipe. "Em 2010 fui bem durante toda a competição, mas fiz uma virada irregular e acabei não conseguindo subir ao pódio", comentou o atleta, Leonardo Schilling.
Dedicação, concentração, treinamento e humildade são fatores primordiais que o levaram a adquirir seu espaço. O pai Daniel Schilling, acrescenta que Leonardo sempre recebeu seu apoio. "Sempre conversamos sobre a natação. Ele é um rapaz esforçado e que luta pelos seus sonhos. Sempre ensino pra ele que nada é impossível para aqueles que acreditam e se esforçam por seus objetivos. Viver a natação essa é a nossa vida", declarou o pai.
Atualmente, Leonardo treina cinco mil metros por dia de segunda à sábado, faz academia três vezes por semana, pilates duas vezes por semana, além de ginástica funcional que também acontece duas vezes na semana. "Estou me preparando muito nos treinos para conquistar medalhas de ouro para Criciúma no Jasc deste ano. Os treinamentos são o meu foco", disse.
De acordo com o técnico, Schilling vem baixando os tempos nos treinos. "Ainda irão ter mais campeonatos até o Jasc, entre eles, o campeonato brasileiro de inverno e isso servirá como preparação pra ele", destacou o técnico.
No Jasc, cada atleta participa competindo em quatro provas, são quase 20 provas de natação na competição. As provas que cada um vai participar ainda serão definidas, conforme os treinos e competições.
A equipe de natação criciumense é formada por oito atletas, mas até a competição esse número será de 10 a 12 atletas. Os treinos acontecem de 2ª a sábado, das 15h até 18h, no Colégio Marista.
Mais informações:
Carlos Henrique Fernandes: 9916.8190
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br