Dia do desafio: hoje é dia de praticar exercício


Nem os pequeninos alunos da escola municipal Profª Clotildes Lalau, ficaram de fora da programação destinada a pratica regular de exercícios físicos. Empresas, escolas e comunidades de Criciúma estão se mobilizando durante todo o dia de hoje (25), para o Dia do Desafio 2011. O projeto é realizado pelo SESC de Criciúma, em parceria com o governo municipal, através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e tem como objetivo incentivar a prática regular da atividade física e esportiva.

Conforme a professora e orientadora da escola, Eliane Minotto, um horário foi reservado para os alunos do período da manhã se exercitar e o mesmo será feito com os alunos do período vespertino. "Todos os anos, professores e funcionários da nossa escola estão participando do Dia do Desafio. Acreditamos que, é uma forma de integrarmos os alunos e mostrarmos o quanto é importante para corpo e mente a prática de atividades físicas", explicou Eliane.

Além, da escola municipal Profª Clotildes Lalau, a escola Érico Nonnenmacher, também estará durante toda à tarde de hoje, aplicando atividades físicas e esportivas aos alunos.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. A prática acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias e mobiliza cidades de todo o mundo.

"O projeto propõe que as pessoas interrompam a sua rotina e pratiquem alguma atividade física por 15 minutos e é muito importante a participação de todos, crianças, jovens e adultos", ressalta a coordenadora da área de assistência social do SESC de Criciúma, Cleonice Canto.

De acordo com a coordenadora, as cidades participantes foram divididas de duas em duas, conforme a sua população e a que movimentar mais pessoas receberá um título honorário. Em 2010, o município de Criciúma venceu a cidade cubana de Cienfuegos e este ano o adversário será a cidade de Páez, na Venezuela. "Cada cidade será responsável por registrar o número de pessoas que estão praticando as atividades físicas. Todos poderão colaborar informando o número de participantes, através dos números 3431.0170 (FME) e 3437.5224 (SESC)", explica Cleonice.

Mais informações:
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br