Canal Auxiliar: 1º seminário sobre o lixo no rio Criciúma será amanhã


Ocorre amanhã (26), o 1º Seminário sobre Coleta Seletiva e Lixo no Rio Criciúma. Evento que faz parte da ação do projeto técnico social no eixo de educação sanitária e ambiental do programa de macrodrenagem das obras do canal auxiliar ao rio Criciúma. O Evento ocorrerá das 19 às 22 horas, na escola Superior de Criciúma – Esucri. Objetivo, segundo a assistente social, Jane Silvia Santos, é sensibilizar a sociedade sobre o problema do lixo no rio Criciúma e estimular a coleta seletiva de resíduos sólidos. "O público alvo são os moradores da área de influência, associações de moradores e síndicos de condomínios", disse.

Na programação constam a palestra, com o professor-mestre, Mario Ricardo Guadagnin, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) abordando o tema "Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Implantação de Coleta Seletiva" e com o professor Vidal Santos, físico, químico e especialista em gestão ambiental, a "Problemática do Lixo Urbano", O próximo seminário ocorrerá dia 16 de junho no mesmo local.
Esta é uma ação realizada pelo governo Municipal e executada pela empresa J Leal.

Obras
As obras do Canal Auxiliar ao rio Criciúma seguem a todo vapor. Na Praça Nereu Ramos, os primeiros blocos que vão compor o Canal já foram instalados. Em outros locais, os motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito que vão ocorrer na avenida Centenário, no bairro Pinheirinho e a na Rua Álvaro Catão, no Centro da cidade. Duas pontes de concreto serão construídas para a colocação da nova tubulação do Rio Criciúma.

Segundo o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte (ASTC), Mauro Sônego, em cada desvio haverá sinalização indicativa. "A sinalização é de responsabilidade da empresa executora da obra, mas a fiscalização e o monitoramento ficam por conta da ASTC". Segundo o presidente, uma equipe da guarda municipal estará no local orientando os motoristas.

Os locais que vão receber obras do canal auxiliar são: avenida Centenário, rua João Cechinel, Mario da Cunha Carneiro, Antonio de Lucca, Felipe Schmidt, Pedro Benedet, praça Nereu Ramos, rua João Pessoa/calçadão, Henrique Lage, Vitório Serafim e Araranguá.

Já a ampliação do sistema de drenagem no município será realizada nas pontes das ruas Araranguá, Álvaro Catão, Wenceslau Braz e Avenida Centenário.


Mais informações: Jane Silvia Santos: 9904.7901
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br