A 13ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza Sazonal, em Morro da Fumaça está sendo realizada com sucesso. Cerca de 77% da população acima de 60 anos já foi vacinada.
A meta é de no mínimo 80% desta população. "Nosso município pensa alto e gostaríamos de atingir 90%, para isso contamos com a sabedoria das pessoas com mais de 60 anos", fala a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Carla de Roche.
Para esta campanha, o município tem também como objetivo a vacinação de crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e gestantes em qualquer fase gestacional.
As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos e às crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos, responsável por 75% dessas infecções. As campanhas anuais de vacinação contra influenza, contribuíram ao longo dos anos para a prevenção da gripe, além de apresentar significativo impacto para a diminuição das internações hospitalares por complicações e problemas graves em decorrência da Influenza, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50 a 68%, respectivamente. Referem ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à Influenza.
Quem faz parte de um dos grupos de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde vacinadora.
—
Jorn. Marciano Bortolin (SC 3566 JP)
Fone: 9619-8461
MSN: m.bortolin@hotmail.com