Amanhã é dia D vacinação contra gripe

A secretaria do sistema de Saúde de Criciúma, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove neste sábado (30), o dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. As 50 unidades de saúde do Município estarão abertas das 8 horas às 17 horas e um posto de atendimento em frente à vigilância será montado para atender a população. Serão disponibilizados 350 profissionais nos postos de atendimento.
O Dia D tem como objetivo reforçar a importância da vacinação. A vacina protege contra os vírus sazonal da gripe, inclusive, a H1N1. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer mês de gestação e profissionais da saúde. Segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica, Paulo Hansen a meta é vacinar 70% dos idosos, mais de duas mil gestantes e 3.700 crianças, totalizando 22 mil pessoas.
"Vamos seguir o que foi preconizado pelo Ministério da Saúde que é vacinar 80% da população", afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joice Savi.
Conforme o levantamento feito pela vigilância, até ontem (28), foram vacinadas 859 crianças (25,84%), 424 gestantes (18,10%), 4.357 idosos e 436 profissionais (23,12%), somando um total de 6.076 pessoas vacinadas.
Para Joice, a preocupação maior é imunizar as gestantes e as crianças, já que os idosos estão bem envolvidos com a campanha. "Já temos um bom número de idosos imunizados. A expectativa é que neste sábado um grande número de pessoas compareça às unidades", declara.
A profissional enfatiza que os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, pois meia dose será aplicada em cada vez. "É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose para que a segunda seja aplicada", informa Joice.

Ela, ainda, lembra que a restrição é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo e pessoas com histórico de reação anafilática (reação alérgica aguda que provoca tonturas, vômitos e convulsões).

Para atender os acamados, Joice, explica, um cronograma foi organizado para realizar as vacinas nas residências. Para isso, os moradores da área de abrangência do centro como os bairros Santa Catarina, Lote 6, São Cristóvão, Vera Cruz, Michel, Comerciário, Pio Corrêa, Mina Brasil, deverão entrar em contato com a enfermeira Sirinéia no PAM pelo telefone 3445.8750. A campanha segue até o dia 13 de maio.


Mais informações: Paulo Hansen: 9994.2477/ Joice Savi: 9121.3986
Texto: Morgana Réus
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br